Água na transmissão e limpeza do arranque

Data de postagem: 08/04/2016 16:41:51

Próximo item a ser checado depois da inundação, foi a transmissão, que pensava ser completamente fechada. Ledo engano, tem um suspiro na parte superior, com um cano de borracha de 1/4":

E obviamente, entrou água. Saca a cor do óleo que saiu:

Comecei com as repetidas trocas para retirar o máximo de água que consegui, pois o certo aqui seria abrir a transmissão e lavar todas as engrenagens com diesel ou querosene. Não tenho esse tempo. De qualquer forma, estou colocando um óleo bem em conta para poder trocar diversas vezes:

Na terceira troca, levantei a roda traseira, joguei o restante do flush pra dentro da transmissão, liguei a moto, acelerei engatando todas as marchas. Reduzi e voltei a subir marcha, até 100km/h, dentro da garagem, no meu "dinamômetro" adaptado:

Drenei óleo novamente, e coloquei um novo.

Resolvido um problema, aparece outro. Na primeira foto, do suspiro, apareceu o nosso querido "arranque". Será que entrou água? Tem suspiro?

Parti para retirar o arranque, que também tem suspiro, e provavelmente também entrou água...

Primeiramente tentei tira-lo sem remover o tanque de óleo: retirei bateria, o cabo do positivo que liga direto na carcaça do arranque, e até cortei e adaptei uma chave allen:

Apesar das chaves encaixarem, seria um exercício de paciência tirar um parafuso desse tamanho girando apenas 1/8 de volta, pois não há espaço suficiente para o serviço:

E para retirar o arranque pelo outro lado, deveria me virar com o pouco espaço entre as fiações e o duto de óleo... Enfim, não percam tempo e retirem logo o tanque de óleo, fica a dica:

Retirei protetor da correia, roda traseira, tanque de óleo, sensor de tombamento... E depois de desmontar metade da moto, o parto foi bem sucedido e o bebê nasceu:

Eu não arrisquei abri-lo, levei para um mecânico da rua Ceará fazer a limpeza. Será que precisava?

Não tinha água, porque o suspiro é por baixo (vai entender os engenheiros da Harley Davidson), entretanto estava bem sujo, principalmente as escovas. Depois de um banho de querosene, pronto pra voltar pra moto:

Aproveitei e fiz uma limpeza no berço da criança:

Muito WD pra limpar toda essa sujeira...

Mas o que é aquilo ali no eixo da balança?

Cenas do próximo capítulo.....