Problemas com a lei: Exigências do Detran

Data de postagem: 13/06/2014 13:38:53

Depois de ficar a noite na garagem trocando a cebolinha do freio traseiro (ver aqui: Sportster: cebolinha do freio traseiro), reinstalei o velocímetro e de manhã cedo parti para o Detran.

Fui o primeiro a ser vistoriado, e o primeiro a ser reprovado:

(Sportster reprovada na vistoria - Dilminha Vermelha Guerrilheira)

Dilminha nem foi tão customizada assim e já está sendo reprovada. Exigências: trocar as lentes dos piscas dianteiros para laranja ou âmbar. Vermelho não é permitido na dianteira, apenas nos piscas traseiros. Apesar de saber que reprovava, tinha esquecido dessa modificação. Mais garagem noturna:

(CTB Art 230 - Resolução do Contran - Piscas dianteiros)

A surpresa ficou por conta do inciso XVIII do Artigo 230:

"Art. 230. Conduzir o veículo: XVIII - em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104; Infração - grave; (5 pontos) Penalidade - multa; (R$ 127,69) Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;"

Se engana quem achou que era emissão de gases poluentes ou ruído. Apesar de também ser reprovado nessa inspeção, o Detran-RJ libera o documento com observação. Acreditem se quiser: O vistoriador reclamou da "carenagem" da polia dianteira da correia, que comprometia minha "segurança".

Tá de sacanagem?

Depois de cortar a tampa dos comandos (ver aqui: Sportster: Cortando a tampa dos comandos) decidi retirar o pulley cover, deixando a polia dianteira exposta. Não teve jeito, tive que reinstalá-lo:

(Carenagem da correia - Pulley cover - Harley Davidson Sportster 883 Low)

Ficou um bom espaço entre o pulley cover e a cam cover, deixando as linhas de óleo aparentes. Voltei lá e fui aprovado.

Caneta de legislador, cabeça de vistoriador e bunda de bebê, só sai merda!

Se tiver que retornar a sportster "street legal" todo ano para a vistoria, vou reavaliar minhas futuras customizações.