Día 8: Ruta 40 (Facundo) - Gobernador Gregores
Data de postagem: 09/12/2014 19:29:51
Recolhemos acampamento e continuamos a percorrer a mítica ruta 40, que corta o oeste da Patagônia de norte a sul. Chegamos rapidamente em Rio Mayo, quase na divisa das províncias de Chubut e Santa Cruz:
Vale lembrar que em Chubut vimos um coelho selvagem, águias, diversos pássaros e um tatu atravessou na minha frente. Apesar de termos visto no museu de Bariloche vários representantes da fauna da região, me parecia difícil encontrá-los pois a patagônia é desértica.
Em Rio Mayo atravessamos mais 10km de rípio para entrar na cidade, abastecemos e mais 10km de rípio para deixar a cidade. Felizmente (ou infelizmente) estão asfaltando e em pouco tempo só haverá asfalto por aqui:
Por sorte vi mais um tatu no acostamento e pasmem, uma raposa griz! Assim como o museu nos antecipou a fauna, também nos explicou um aspecto climático de presença constante: O vento Patagônico
Apesar da brincadeira com a placa, o vento é bem forte e dura todo o dia. Temos redobrado nossa atenção ao pilotar, e quando pegamos vento contra, antecipamos nosso abastecimento:
Esse posto em Bajo Caracoles nos salvou de outra possível falta de combustível. E julgando pelos adesivos de viagens e expedições colados na bomba, também já salvou muitas outras pessoas rs
Entramos na província de Santa Cruz, onde o relevo ganha algumas ondulações, inclusive alguns vulcões a muito extintos:
Os retões continuam intermináveis e o asfalto muito bom, fomos aprendendo a pilotar com o vento, com oportunidade de vento de calda, vento lateral e vento de frente. Uma ótima escola para o que esperamos mais pra frente.
Chegamos em Gobernador Gregores no final do dia, armamos nossas barracas e dormimos:
Amanhã temos um bom trecho de rípio e devemos recuperar nossas energias.