Sportster: Acessando o estator
Data de postagem: 05/03/2014 16:48:16
Depois que os testes no estator da Sportster apontaram falha (Sportster: Problemas no estator), dei uma lida no manual de serviço da Harley e no manual de serviço da Clymer, a fim de saber quantos braços eram necessários e quantas ferramentas novas deveria comprar.
Surpreendente como essa moto é bem simples, mais um pouco vira um fusca (que também dá problema no alternador...) Percebi que poderia fazer eu mesmo, solitário na garagem, sem ferramentas especiais. Mãos a obra:
Com uma chave allen 5/16 e uma 1/4 retira-se a pedaleira esquerda e a alavanca da marcha:
(Retirando a alavanca do câmbio e o apoio para o pé esquerdo - Harley Davidson Sportster low)
Com uma chave torx T27, retira-se os 6 parafusos da tampa redonda da primária, conhecida como derby cover, e após conseguir abrir essa tampa, drenar o óleo da primária, utilizando uma chave de boca 5/8" para retirar o parafuso dreno. Ele fiica bem abaixo da derby cover:
(Retirando derby cover e drenando o óleo da primária da Sportster low 2006)
Após, uma chave de fenda para afrouxar o parafuso de ajuste da embreagem, retirando por completo a rampa externa e interna, que serve de acoplamento para o cabo de embreagem. Atenção para não perder as 3 bilhas que ficam entre as rampas:
(Retirando as rampas da embreagem - Harley Davidson Sportster 883 low 2006)
Nessa etapa, a tampa da primária já pode ser removida. Com uma chave allen, retire todos os parafusos da tampa e puxe-a pelo eixo do pedal do câmbio:
(Retirando a tampa da primária - HD Sportster 883)
Apesar de ser uma moto 2006, os parafusos estavam em condições e aparência muito melhor que os retirados da Softail 2008 (veja aqui: Fechando as tampas do motor) sem zinabre e sem ferrugem, irão voltar para a moto. Bom saber que a Harley até 2006 (último ano da carburada) ainda prezava pela qualidade.
A partir desse ponto, o manual relata a necessidade de uma ferramenta da HD, com part number e tudo. Nada mais é do que uma chapa de ferro para travar as polias dentadas do rotor e da embreagem. Bora "makitar" uma:
(Makitando a ferramenta especial Harley Davidson para travar as polias)
Pronto, tamanho exato para travar uma polia na outra. Chapa de ferro devidamente posicionada, comecei retirando a porca que prende o conjunto rotor + alternador no eixo do motor. Lembrando que aqui a rosca é normal:
(Retirando o alternador - Rotor + Stator da Harley Davidson Sportster 883 Low )
Após liberar o conjunto, retirei o anel metálico que segura a ponta do eixo da embreagem:
(Retirando anel de pressão da embreagem Sportster)
Sacando a peça, temos acesso a porca que segura todo o conjunto da embreagem no eixo. Aqui é um soquete 1.3/16" e a rosca é invertida! Ou seja, retiramos com torque no sentido horário:
(Retirando o conjunto da embreagem Harley Davidson Sportster 883)
Os dois lados da primária já estavam liberados. Faltava apenas retirar o rotor do eixo. Tarefa nada fácil se você não tiver um gancho e uma barra conforme a foto abaixo:
Uma pequena força axial e conjunto retirado. Nada como ter as ferramentas certas rs
(Acesso ao stator da Sportster após retirar a transmissão primária da Harley Davidson 883)
O estator não me parecia de todo ruim, mas precisava investigar mais a fundo. Com uma chave torx T27, retirei o stator da moto:
(Retirando o estator Harley Davidson Sportster 883 Low carburada)
E o motivo dessa merda toda: o fio fritou!
(Harley Davidson Sportster 883 problemas com estator queimado)
Não é a primeira nem a última vez que uma Sportster queima o estator, mas é revoltante saber que você pode ficar na estrada por conta de uma peça original de baixa qualidade! Sorte a minha que estava a 15km de casa...
Bora encomendar um novo, e dessa vez, de marca paralela! Sportster no estaleiro.