Softail: Santo Antônio hecho a mano
Data de postagem: 13/08/2012 12:34:28
Começando os preparativos para a viagem ao Chile em Novembro desse ano (acompanhem), estava precisando de algo que segurasse a bagagem, e que não fosse caro demais para ser utilizado apenas algumas vezes. Como não encontrei nada compatível, decidir colocar a mão na massa.
Como na sportster eu tinha um sissybar que virava um santo antônio com apenas 4 parafusos, decidir fazer um parecido. Primeiro a base (side plate) moldada com um papelão:
(Side plate para Harley Davidson FX moldada no papelão)
O Fernando, amigo de bairro, me arrumou uma placa de aço sucata, que recebeu as dimensões do molde e colocamos o disco de corte pra cantar:
(Marcação das dimensões do side plate para o corte)
(Corte da placa de aço com a esmerilhadeira - Disco de corte para aço)
(Desbastando as rebarbas - Disco de esmerilhar)
Após os cortes, pedi suporte ao outro amigo Fernando e sua furadeira de bancada. Comprei a serra copo de 2cm (tamanho do eixo dos piscas e porcas) e furamos o side plate na posição exata:
(Furo para encaixe dos parafusos das espadas)
(Desbastando para encaixe nas espadas)
(Side plate na posição)
Com side plate pronto e encaixado, parti para fazer o santo antônio. Comprei 1 metro de barra de aço 7/8 com parede de 2mm e com o auxílio de um maçarico, dobrei:
(Dobrando o Santo Antônio, ou melhor, amassando...)
Depois da barra dobrada, medi a posição no side plate para o melhor angulo/distância, utilizando o máximo de espaço possível para o suporte. Com o auxílio da furadeira de bancada do terceiro amigo Fernando, fizemos os furos tanto no sideplate quanto na barra, prendendo-os com parafusos de meia polegada:
(Fixação do santo antônio no side plate com parafusos de meia polegada)
Ficou rustico, rat, ou tosco... A prévia é essa:
(Santo Antonio feito, pronto para ser testado)
Agora é só partir para o acabamento/pintura, mas só depois do testride. Cenas dos próximos capítulos...