Softail: Curto no farol e geral na elétrica
Data de postagem: 29/09/2015 14:20:15
Depois de 35 dias na estrada, muitas vezes pelo litoral, consegui parar a moto na garagem com calma para verificar a elétrica e tentar resolver o problema do farol. Primeiro procedimento, verificar se tinha algum código de erro:
O primeiro me preocupou mais: B1007 Ignition Line Overvoltage Instruments
Já o segundo, B1122 Right turn output fault, não seria nada de mais. Não lembro de ter dado problema no pisca direito. Zerei os dois e parti para o segundo procedimento, carga lenta na bateria:
Os bornes estavam bem sujos e com zinabre, limpei com limpa contato, assim como os cabos e parafusos. Aproveitei o limpa contato, e fiz o terceiro procedimento: verificar e limpar todos os fusíveis e suas respectivas casas. Relés checados, ok.
Depois da bateria carregada, bornes e fusíveis limpos, códigos zerados, fui verificar o farol com um multímetro. Percebi que não estava chegando corrente no farol baixo, o fio deveria estar partido em algum lugar. Bingo! A fiação do farol passa ao lado da caixa de direção, e de tanto virar o guidão, acabou partindo o fio do farol bem na emenda:
Emenda refeita, e por fim, o quarto e último procedimento: liguei a moto e chequei a carga na bateria. Carga dentro da faixa de voltagem especificada!
Mais um rolezinho de 1.000km e os códigos não voltaram a aparecer.
Fiquei devendo esse: Softail: Fuga de corrente quando tiver um tempo farei novamente, assim como o teste completo do estator e retificador de voltagem.