Dia 5: Yaguarón - Ingeniero Juárez

Data de postagem: 20/11/2013 14:51:35

Saindo de Yaguarón, fui conhecer rapidamente Asunción. Era domingo e as ruas estavam vazias, melhor dia para visitar centros urbanos. Taí o palácio de los López:

(Asunción - Central - Paraguai)

Mais uma dúzia de fotos de outros pontos e simbora pra fronteira com a Argentina:

(Fronteira Paraguay | Argentina)

Fiz os trâmites sem muita dificuldade, nem carta verde me pediram. Ficaram perguntando da moto e sobre a viagem, carimbo no passaporte e rumo as boas rutas Argentinas:

(Ruta 11 - Formosa - Argentina)

O sol não desiste de aparecer, tornando as infinitas retas da ruta 81 reflexos de miragens. A evaporação dá aquele efeito que se vê em filmes.

Essa ruta 81 é paralela a mais famosa ruta 16, preferida pela maioria dos viajantes. Como já conhecia a 16, optei por essa, e achei melhor, em termos de gasolina, asfalto, visual e menor quantidade de animais na pista. Só um detalhe, os postos de gasolina por aqui não ficam na estrada, e sim em alguma pequena cidade próxima a ruta. Esse posto de Pirane me salvou de uma pane seca:

(Pirané - Formosa - Argentina)

Assim como a RN16 a RN81 também é um deserto total. Motos com autonomia menor que 250km vão sofrer por aqui.

O visual muda pouco dentro da região de Formosa, que conta com algumas aldeias aborígenes. Uma delas causou um atraso de 1 hora por conta de um paro:

(Ruta 81 - Formosa - Argentina)

Estavam reivindicando água, luz, saneamento, etc do governo. Já não se fazem mais índios como antigamente. A fila durante essa 1hora ficou em 15 veículos, ou seja, passa por aqui em média 1 veiculo a cada 4 minutos.

Por conta do atraso enrolei o cabo e comi muitos mosquitos no final de tarde até chegar no hotel:

(Viseira com mosquitos da ruta 81 - Formosa - Argentina)

Me pergunto como o pessoal consegue andar sem capacete por aqui. o "casco" é raridade, e claro, aproveitei:

(Ruta 81 - Formosa - Argentina)

Só para bater foto mesmo, porque a mosquitada...