O segundo rolé extremo foi para o Pico da Bandeira, pico mais alto do sudeste e 3º pico mais alto do Brasil, com 2.892m de altitude. Localizado na divida MG/ES, escolhemos o lado de Minas Gerais para visitar, fazendo parte do Rolé em Minas IV. O pico fica localizado no Parque Nacional do Caparaó, que tem sua entrada localizada na cidade de Alto Caparaó - MG: (Estrada não mapeada entre Alto Jequitibá e Alto Caparaó - Minas Gerais - Brasil) O Jipe nos deixou na Tronqueira, última parada para automóveis, que fica somente a 9km do Pico. Dai em diante seria por nossa conta e risco na trilha: Na metade do caminho, 4,5km de trilha, chegamos ao Terreirão, ponto onde a galera acampa para no dia seguinte atingir o pico. Como nos estavamos de bate e volta, continuamos. Nesse ponto já estavamos na mesma altitude das nuvens: E já conseguíamos avistar o cume: (Trilha ao Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó - Minas Gerais - Brasil)
A segunda metade da trilha é pesada, e seus 200metros finais uma "escalaminhada" característica dos pontos mais altos. Superados, conseguimos chegar ao topo: (Cume Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó - Espírito Santo - Brasil)
Chegamos alguns minutos antes da nuvem que veio do lado de Espirito Santo, estragar a festa: (Cume Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó - Espírito Santo - Brasil)
Neblina para o lado do Espirito Santo, sem muita visibilidade, mas alguns minutos depois a nuvem se desfez: (Trilha ao Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó - Minas Gerais - Brasil)
Começamos a descer bem lentamente, afim de ver o por do sol: (Trilha ao Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó - Minas Gerais - Brasil)
Valeu a pena: (Trilha ao Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó - Minas Gerais - Brasil)
Depois de 18km de trilha puxada, iniciada a 8:30 e terminada as 18:00, chegamos exaustos a cidade. O corpo dessa vez ficou dolorido. No dia seguinte para anestesiar a dor, nada como um banho de cachoeira com água zero grau: (Cachoeira das Andorinhas - Divisa MG/ES - Brasil) Essa cachoeira divide os estados de MG e ES. Do lado esquerdo Espirito Santo, do direito Minas Gerais. Água cristalina, potável, temperatura anestésica. Para acessá-la são 8km de estrada de chão, que valem muito a pena: Depois do banho revigorante, mochila amarrada no Tonho e voltamos ao Rio. |
Brasil >