Trip Italy‎ > ‎

Giorno 3: Firenze - Siena

postado em 10 de mai de 2014 16:45 por Road Garage   [ 9 de jun de 2014 11:00 atualizado‎(s)‎ ]
O hotel que arrumamos aqui em Firenze, também conhecida como Florença, não tinha estacionamento. Apesar das cidades até agora serem repletas de vaga de motos, não tinha nenhuma próxima ao hotel. Procurei um estacionamento coberto nas proximidades e esclareci as regras da Z.T.L. (Zonas de Tráfego Limitado):

(Firenze - Toscana - Italia)

Resumindo, todo veículo que entra no centro histórico da cidade, exceto motos e carro de moradores, paga uma multa de 83,58 Euros. Como estamos de moto, sem problemas. Bem que poderia rolar um Z.T.L. nos centros urbanos brasileiros...

Começamos a rodar por Firenze, já de cara o gigantesco Duomo, datado da primeira renascença Italiana:

(Duomo Santa Maria del Fiore - Firenze - Toscana - Italia)

Bonito por fora, oco por dentro. Muito espaço vazio e pouca coisa pra se ver, mas mesmo assim impressiona. Na verdade a expectativa maior era pelas esculturas em mármore, entre elas a obra de Michelangelo, localizadas no Palazzo Vecchio:

(Florence - Tuscany - Italy)

Logo na entrada o David de Michelangelo (cópia, o original fica lá dentro) e o Hércules e Caco, com riqueza de detalhes, por assim dizer:

(Firenze - Toscana - Italia)

Entre muitas outras esculturas em mármore, a que mais gostei, o Hércules e o Centauro, sinistro:

(Firenze - Toscana - Italia)

Depois um rolé pela cidade, visitando a ponte Vecchio:

(Firenze - Toscana - Italia)

A ponte estava bombando, com muitas lojas de jóias. Ouro e pedras preciosas por todos os lados, mas antes que a garupa pirasse, disse que parecia um monte de camelôs um ao lado do outro. Hoje o "camelô" da Rolex estava fechado:

(Firenze - Toscana - Italia)

kkk Andei a ponte de um lado ao outro, mas com a atual cotação do Euro, só consegui pagar um sorvete pra garupa:

(Firenze - Toscana - Italia)

Cara, mas o sorvete era bom viu. Sente a garotinha terminando de comer o dela e manjando o nosso! Uma das coisas que os Italianos sabem fazer bem é o gelato:

(Firenze - Toscana - Italia)

Gelato do Bar Pontevecchio mais do que recomendado! Parada obrigatória.

Depois de bastante açúcar no sangue e uma garupa mais calma (essa estratégia funciona), fomos ao Museu Galileo. Para quem curte toda a era do descobrimento das Américas, esse é o museu. Mapas dos mais variados (antes e depois do descobrimento), instrumentos náuticos e cartográficos, e muitos globos:


(Firenze - Toscana - Italia)

E engraçado ver os mapas Mundi pré 1500 quando o mundo era só Asia, Europa e África, e era visto de "cabeça pra baixo", com a África no topo.

Como a cidade estava lotada de turistas, não perdemos mais tempo em filas e fomos para a estrada. Mais um pouco de asfalto na Toscana:

(San Gimignano - Toscana - Italia)

Chegando em San Gimignano, essa cidade-comuna datada de antes de Cristo, com construções antiguíssimas e diversas torres:

(San Gimignano - Toscana - Italia)

Sinos, brasões, poços, arcos, portas gigantes e depois de rodar toda as ruas ao redor das muralhas, paramos para almoçar nesse cenário medieval. Uma cerveja para combinar:

(San Gimignano - Toscana - Italia)

Espero que aqui não tenha lei seca, porque a fiscalização eletrônica nós já encontramos. Melhor tirar uma foto dela, a ela tirar uma nossa:

(Strada Provinciale SP1 - Toscana - Italia)

Já estavamos satisfeitos com os lugares visitados e indo para Siena, quando perdi a saída indicada pelo GPS e peguei outra estrada provincial. Acabamos encontrando outra cidade-fortaleza-castelo. Aqui na Toscana é assim, vc se perde e encontra um lugar magnífico:

(Monteriggioni - Toscana - Italia)

Monteriggioni é uma pequena cidade murada datada do século XII. Igreja e poço:

(Monteriggioni - Toscana - Italia)

Já no final do dia e as atrações fechando, resolvemos dar uma volta sem compromisso, pelo menos até tentar entrar nessa loja:

(Monteriggioni - Toscana - Italia)

Ok, gato preto, vamos embora. Hora de ver o pôr do sol na estrada:

(Monteriggioni - Toscana - Italia)

O sol se pôs e caiu uma névoa sinistra, acompanhando a noite. Provavelmente enviada pelo gato azarento:

(SR2 - Toscana - Italia)

Mas chegamos no hotel sãos e salvos.

Hoje o dia foi bem longo, vamos dormir que amanhã tem mais.
Comments