Manutenção‎ > ‎

Softail: Troca de óleo do motor

postado em 13 de mar de 2013 05:04 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:48 atualizado‎(s)‎ ]
Pode ser feito durante viagens, na garagem, ou em oficinas. Mas uma coisa é certa: Você deve saber como se troca o óleo da sua Harley. Você pode precisar um dia.

O manual recomenda a troca do óleo de 8kkm em 8kkm, com a respectiva troca do filtro. Entretanto o que venho observando é que com 5kkm o óleo que circula pelo motor TC96 pede troca. Pela cor, pela viscosidade e pelo cheiro (essa é para os mais tarados) percebe-se que o óleo perdeu suas condições iniciais. E antecipando a troca do óleo, costumo postergar a troca do filtro, resultando 2 trocas de óleo para uma de filtro.

5kkm troca o óleo. 10kkm troca o óleo e filtro de óleo. Bora trocar?

Com um soquete de 5/8", retiramos o parafuso do dreno do óleo, que nas softails fica entre a balança e os amortecedores traseiros, do lado direito da moto, veja:

(Retirando o parafuso do dreno do óleo do motor Harley Davidson TC96 FXST softail)

Esse parafuso do dreno ainda apresenta entrada para uma chave allen, que pode ser usada em último caso, apenas. 

Depois de posicionar o recipiente que receberá o óleo drenado e retirar o dreno, abra a tampa do tanque de óleo, permitindo ao ar entrar no sistema, e ao óleo sair mais facilmente. 
Veja se o o-ring de borracha do dreno do óleo está 100%, se não, substitua. Reposicione o parafuso do dreno e coloque 2,6litros do seu óleo de motor escolhido. Eu utilizo o motul 5100:

(Colocando 2,6litros de óleo motul 5100 no motor Harley Davidson)

Depois de colocar o óleo, feche a tanque e ligue a moto com atenção a luz verificadora do fluxo de óleo, vermelha, acesa no painel. Ela deve apagar em alguns segundos, se isso não acontecer, alguma coisa está errada.

Se a luz apagar, deixe a moto esquentar, e retirando a tampa do tanque de óleo, verifique a vareta de medição. Se necessário, complete até o nível indicado, sempre com a moto apoiada no descanso.

Agora é rodar mais 5kkm.



Comments