Brasil‎ > ‎

São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil

postado em 14 de jan de 2014 04:46 por Road Garage   [ 10 de mar de 2014 10:39 atualizado‎(s)‎ ]
Chegar em são Thomé das Letras, pela região da Estrada Real, é um desafio a parte:

(Estrada desconhecida - Minas Gerais - Brasil)

60km de estrada de chão entre fazendas, de porteira em porteira, pedindo para não chover. Subidas e descidas íngremes, muitas pedras soltas, o que sugere o uso de veículos 4x4. Para os mais corajosos (ou loucos), um pouco de paciência, chegamos a cidade mineira:

(São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Impossível passar por aqui e não ir a uma cachoeira:

(Cachoeira Eubiose - São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Talvez outra cachoeira, a do Flávio. Tomar um banho para relaxar:

(São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Toda as cachoeiras são acessadas por pequenas trilhas pela mata, de dificuldade "leve". São feitas em pouco tempo, interagindo com a natureza, que aqui é abundante:

(Cachoeira Véu da noiva - São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Percebe-se que um lugar tem ar puro, e é preservado, onde há borboletas. Aqui se vê muitas, pequenas e grandes, de cores vivas, o que acabou dando nome ao vale:

(Vale das Borboletas - São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Mas essa cidade tem várias faces, e as cachoeiras fazem parte de uma delas. A outra é a formação geológica do local, datada de milhões e milhões de anos, quando a terra era um mar de sedimentos a uma temperatura exorbitante. Acabou formando diversas camadas de arenito, que com os anos se transformaram em esculturas únicas:

(Pedra furada - São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Alguns dizem que aqui já foi o fundo do mar:

(Gruta do Chico Taquara - São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

O arenito é muito utilizado na construção e arquitetura, mais conhecido também como pedra de piscina ou pedra São Thomé, dando fama a cidade. E demanda a suas enormes pedreiras:

(São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Daqui sai o Arenito para todo o Brasil. Se quiser visitar, recomendamos contratar um guia e Jipe 4x4, além de muitos caminhos entre as pedreiras, as pedras podem causar danos aos pneus:

(São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

(São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Outra face de São Thomé é o misticismo. Diz-se que aqui se encontra um dos sete pontos energéticos da terra. Para os que não acreditam (ou acreditam), isso pode ser experimentado na ladeira do Amendoim:

(São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Na foto acima, é uma subida ou uma descida? Não importa o que se vê, o carro é puxado para o sentido contrário que a física nos faz acreditar. Ilusão de ótica, magnetismo, gravidade ou mística? O fato é que a cidade atrai todo o tipo de maluco. Por exemplo essa gruta foi cercada e fechada após muitos acreditarem que ela levaria até Machu Picchu, no Peru, considerado outro ponto energético da terra. Hoje as pedreiras estão tomando conta do lugar, e a gruta corre o risco de desabar:

(São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Malucos ou não, os visitantes com certeza valorizam, preservam e contemplam a natureza. São Thomé tem o pôr do sol muito disputado. Cena rara de se ver:

(Por do sol na Pirâmide - São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Um presente para essa cidade a 1440m de altitude:

(São Thomé das Letras - Minas Gerais - Brasil)

Comments