Trip Italy‎ > ‎

Giorno 6: Roma - Pompei

postado em 16 de mai de 2014 13:48 por Road Garage   [ 9 de jun de 2014 11:03 atualizado‎(s)‎ ]
Tudo por aqui tem uma história. As vezes não temos tempo para ficar lendo ou achamos que o audio-guia está caro. Porém, é importante ficar sabendo o que de fato foi o lugar que visitamos. Por exemplo, ontem em Roma, postei algumas fotos sem explicação. Explorando:

O bairro da padaria é o Trastevere, antigo, que ainda conserva construções de época, com ruas estreitas e irregulares. E onde tiramos a foto da igreja, que foi uma das primeiras em Roma, século III, de quando ainda eram pagãos. E a Boca da Verdade está na entrada de uma igreja, que foi construída em cima do Templo Romano de Hércules, datado de antes de cristo. Você desce as escadas e espera algo magnifico, mas é pequeno, rústico e escuro:

(Roma - Lazio - Italia)

Em nada se compara com os templos modernos, por exemplo o Vaticano:

(Roma - Lazio - Italia)

Estávamos nas proximidades e algo nos fez pensar que a praça São Pedro estava vazia. Ledo engano:

(Vaticano)

Dias depois da Páscoa, e com canonização do Papa João Paulo II, o lugar ainda estava lotado. Não vai ser dessa vez.

Seguimos para o Castelo Sant'Angelo:

(Roma - Lazio - Italia)

Onde fica o sepulcro do Imperador Romano, Adriano. Assim como o castelo, esse busto é do do século II, depois de cristo. Olha ele ai:

(Roma - Lazio - Italia)

Depois do Coliseu, o Mausoléu de Adriano foi o lugar mais sensacional que visitamos aqui em Roma. Todos os diversos andares e salas são Imperdíveis!

(Roma - Lazio - Italia)

Continuamos a andar pela cidade, agora piazza del Popolo:

(Roma - Lazio - Italia)

E a Fontana di Trevi. Essa fonte-obra-de-arte que abastece Roma a tempos:

(Roma - Lazio - Italia)

Mais a frente o grande dinossauro, Pantheon, o único da época Grego-Romana ainda bem conservado:

(Roma - Lazio - Italia)

Cheio de obras de artes, tumbas, cúpula com abertura para o céu, piso com mosaicos em mármore...

E já deu, overdose. Chegou o momento de pegar uma estrada, assimilar toda essa informação de lugares x tempo histórico dentro do meu capacete, e deixar Roma e o Vaticano na memória:

(Roma - Lazio - Italia)

Saímos da cidade pela Via Appia, aberta pela primeira vez no ano de 312 antes de Cristo, que ligava Roma a Brindisi, principal porto para Grécia:

(Roma - Lazio - Italia)

Talvez a estrada mais antiga pela qual rodei. Mas infelizmente durou pouco, pois logo pegamos a autoestrada e uma chuva chata, até o final do dia, quando as nuvens começaram a dispersar e já estávamos na praça principal de Pompeia:

(Pompei - Campania - Italia)

Apesar dos carrões, nossos ilustres moradores de Pompeia tem que aprender a dirigir urgentemente. Depois de muitas fechadas e carros colados na traseira, numa conversão proibida, quase acertei a traseira de um deles. Freei forte, esperando aquela derrapagem com o pneu traseiro, características da HD em baixa velocidade, mas pela primeira vez o ABS atuou, tirando toda a "graça" da situação. Nem tapa da garupa eu tomei. rs

Não sei o que se passa aqui na região de Nápoles, mas me pareceu um pouco abandonada pelo Estado. Amanhã confirmo isso. Por enquanto, mais uma cerveja Italiana:

(Pompei - Campania - Italia)

Amanhã Vesúvio!
Comments