Customização‎ > ‎

Softail: Luz de posição - Running light

postado em 24 de set de 2012 06:44 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 06:00 atualizado‎(s)‎ ]
Nos modelos domésticos (americanos) da Harley Davidson, os piscas dianteiros vem obrigatoriamente acesos. Trata-se de um pisca de filamento duplo, onde um filamento fica aceso sempre e o outro é aceso piscando quando a seta de direção é acionada. Serve para maior visibilidade das motos tanto de dia quanto a noite, sendo item obrigatório por lá.

Já nos modelos internacionais, as motos vem com piscas com somente um filamento, que é aceso piscando quando a seta de direção é acionada, como indicativo de conversão apenas. Entretanto, como pego bastante estrada a noite, e vivemos em um país com péssima iluminação pública, achei interessante instalar a luz de posição na moto.

Verifiquei que a parte elétrica dos modelos domésticos e dos modelos internacionais são iguais até o conector do pisca, o que diferencia é o pisca (que possui um soquete diferente, lampada diferente -dois filamentos- e fiação diferente). Comprei dois pares de piscas domésticos e mãos a obra.

Para instalar, basta abrir o conector que recebe a fiação dos dois piscas e colocar na mesma ordem de cores, sendo as entradas 3 e 4 para os fios azuis do running light. (como instalei o seca tive que cortar e prolongar os fios)

(Montagem da fiação dos piscas no conector)

Curiosamente o esquema da fiação dos piscas traseiros também tem entrada para running light, apesar de não serem usados nem nos modelos domésticos. Para os que querem ter a opção de ligar apenas quando precisar (e não ter sempre uma moto-árvore-de-natal), é só instalar um interruptor no fio azul principal, que parte do fusível e atende todas as quatro luzes de posição.

A visibilidade é essa:

(Luz de posição e jaqueta refletiva)

E junto a jaqueta refletiva, que dá segurança adicional aos que pegam estrada a noite.

Comments