Manutenção‎ > ‎

Sportster: Instalando estator, tensão da corrente e fechando a tampa da primária

postado em 13 de abr de 2014 16:59 por Road Garage   [ 3 de jul de 2014 13:46 atualizado‎(s)‎ ]
Terminando o serviço do estator, repassei a fiação pelo mesmo local que estava antes: entre o motor e as linhas de óleo. Com um barbante amarrado a cabeça do conector, fui passando e puxando nas frestas:

(Roteando a fiação do estator da sportster)

Fiação passada, estator instalado. Esse da Cycle Electric, modelo CE-9100, é bem conceituado e dizem ser melhor que o original. O acabamento não deixa a desejar, e digamos ser até melhor. Veio com 4 parafusos allen para substituir os 4 torx que prendem o original. Alias, um original novo não vem com parafusos sobressalentes... Ai está:


(Cycle Electric CE-9100 stator - Harley Davidson Sportster 883)

Agora é devolver o rotor e o conjunto da embreagem, já com a corrente da primária, reapertando as porcas que prende cada um, de acordo com o sentido da rosca (ver Sportster: Acessando o estator)

Após, reinstalar as rampas da embreagem, e o cabo da embreagem, fazendo todo o caminho inverso. A parte crítica é fechar a tampa da primária, para isso, deve-se afrouxar a "saboneteira" que tensiona a corrente. Depois de encaixada, atentar a sequência de aperto e torque baixo, para o perfeito assentamento da junta:

(Torqueando a tampa da primária - Harley Davidson Sportster 883)

Para regular a tensão da corrente da primária, abrimos a janela de inspeção da tampa onde verificaremos a folga da corrente. Depois de afrouxar a porca do parafuso da regulagem, utilizamos uma chave allen para apertar o parafuso e definir a tensão correta:

(Harley Davidson Sportster 883 - Regulando a tensão da corrente da primária)

O tensor vai se aproximando da corrente, deixando-a mais apertada. Ao achar o ponto, fechamos a porca mantendo o parafuso na mesma posição.

Primária fechada. Vamos progredindo.


Comments