Manutenção‎ > ‎

Softail: Problemas na injeção eletrônica - System Relay

postado em 16 de out de 2012 05:50 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:52 atualizado‎(s)‎ ]
Tinhamos acabado de almoçar uma boa massa italiana, e pesados daquele jeito, sentamos na moto. Destravei o painel, coloquei na posição de ignição, virei o comutador para "run" e não escutei o som característico da bomba de gasolina injetando combustível. Virei o start e o motor tentava rodar seco. Não pegou. Mais uma tentativa, sem sucesso.

A garupa desceu, empurrei a moto um pouco, fiz nova tentativa e a moto pegou. A garupa subiu e continuamos viagem. Ao tentar ultrapassar uma carreta, a moto perdeu força, o motor foi involuindo, tive que jogar para o acostamento do lado esquerdo, até a moto parar e morrer. Não ligava mais. Dei uns minutos, a moto ligou e fomos embora, intrigados.

Comecei a cogitar problemas de alimentação, como filtro de combustível sujo, problemas na bomba de gasolina, furo na mangueira da bomba, suspiro do tanque, tampa do tanque (que tem respiro), bicos injetores entupidos e etc. Entretanto, antes de começar essa epopeia para descobrir o problema de alimentação na Harley, fui verificar o código de erro, o que estava dizendo.

No blog do Wolfman, tem o procedimento e a relação dos códigos de erro Harley. O meu foi o seguinte:

P0261 Front Injector Open/Low EFI
P0263 Rear Injector Open/Low EFI
P1003 System relay Contacts Open EFI

Pronto, nem perdi tempo com alimentação. Fui direto no relé do sistema da Harley (System Relay) que comanda todo o sistema de injeção eletrônica (bomba, bicos...). Se ele der problema, a injeção (que está intrinsecamente relacionada com a elétrica) morre.

Os relés ficam na caixa de fusíveis, atrás da bateria:

(Lado esquerdo, branco: System Relay Harley Davidson / Lado direito, preto: Start Relay)

Quando tirei os dois, imagina a surpresa: enferrujados, com zinabre e com uma das pernas quebradas! Veja:

(Relés do sistema e de ignição, trocados por similar DNI 0134)

Troquei os dois pelo similar DNI 0134 e o problema não voltou a acontecer.



Comments