Dia 6: Ingeniero Juárez - Humahuaca

postado em 20 de nov de 2013 07:18 por Road Garage   [ 18 de dez de 2013 09:17 atualizado‎(s)‎ ]
Finalmente depois de dois dias consegui vencer as retas intermináveis da ruta 81. Pelo que entendi tinham 14 cruzes pela ruta, só vi a última:

(Ruta 81 - Divisa Formosa | Salta - Argentina)

Realmente, dá-lhe cruz para fazer esse caminho. Mas não tem jeito, ruta 16 e ruta 81 são os únicos caminhos para atravessar o norte Argentino. Aqui quem manda é essa espécie de Carcará. Por toda a ruta estavam sobrevoando, comendo animais no acostamento e sempre com seu olhar único:

(Ruta 81 - Salta - Argentina)

Consegui essa foto do casal debaixo da árvore. Um levantando voo e o outro com olhar característico.

Já chegando na região de Salta, o visual começa a mudar:

(Ruta 81 - Los Blancos - Salta - Argentina)

A região começa a ficar mais desértica em termos de vegetação. E não espere achar posto de gasolina por aqui. Apenas chegando em Embarcación, na ruta 34. Cheguei no cheiro. Depois de abastacer no YPF, tive que atravessar a ruta e ir no borracheiro, porque os postos Argentinos não tem compressor de ar:

(Ruta 34 - Embarcación - Salta - Argentina)

Pneus calibrados, comecei a subir em direção a Jujuy. Antes disso, vale ressaltar que em momento algum tive problemas com a polícia caminera, muito pelo contrário, todos foram muito cordiais, deram informação sobre postos de gasolina, sobre a manifestação que teve na estrada e etc. Mas é aquilo, eu paro em todos, cumprimento os caras, converso, etc. Acho que vai de cada um.

Enrolei o cabo na serrinha, muita curva boa de se fazer, depois daquela reta interminável, tratei de abaular os pneus, que já estavam ficando quadrados. Quando me dei conta, já estava no famoso trevo:

(Ruta 9 - Jujuy - Argentina)

Ano passado voltamos pela esquerda, ruta 52. Esse ano, segui em frente pela ruta 9, passando por várias cidades históricas, que hoje são patrimônio da humanidade:

(Ruta 9 - Tilcara - Jujuy - Argentina)

Dá pra ficar uma semana por aqui conhecendo a área. Meu tempo é curto e parti para meu destino final, Humahuaca:

(Humahuaca - Jujuy - Argentina)

Sou apaixonado por cactos. Essa é a cidade! Visita ao centro histórico e restaurante para a tradicional carne de Lhama. 

(Humahuaca - Jujuy - Argentina)

Depois de conhecer a cidade e com o bucho cheio de carne de lhama e cerveza Norte Blanca, tirei um ronco merecido na minha barraca. Estacionei a moto em frente a porta, no melhor estilo "não perturbe".

Comments