Sportster - Instalando os amortecedores da Honda

postado em 10 de jun de 2013 06:53 por Road Garage   [ 19 de ago de 2013 03:46 atualizado‎(s)‎ ]
No post anterior eu troquei um par de amortecedores cartucho com molas progressivas por um banhado a óleo e regulado a ar (amortecedores que equipam as HDs Tourings). Dessa vez, estou trocando pelos amortecedores a gás da Honda, que por terem o famoso "rabo de porco", prometem ser melhores que os amortecedores atuais.

Pode parecer uma heresia instalar os amortecedores da Honda na Harley, mas resolvi apostar um pouco mais, visto que esses amortecedores com "piggyback" tem duas câmaras de funcionamento, passando mais conforto e mais estabilidade na compressão e descompressão do amortecedor. Além disso, na minha opinião, eles combinam com o projeto café racer que tenho para a moto.

Enquanto o RK tem 13" de comprimento e buchas do mesmo diâmetro dos parafusos da sportster, esse Honda tem 12,5", e buchas um pouco mais largas:

(Amortecedor Harley davidson Road King X amortecedor Honda Magna)

O RK sustenta uma moto de 350 quilos, e o Honda sustenta uma moto de 250 quilos, mais compatível com a sportster (desconsiderando o ancoramento dos amortecedores). Além disso, os 5 níveis de regulagem da pré-carga da mola progressiva, me passou uma segurança maior em ajustar a minha forma de rodar. Mas, como esperado, nem tudo é perfeito:

(Ancoragem dos amortecedores Honda na Harley Davidson Sportster Low)

A ancoragem dos amortecedores estava bem longe de onde eu queria. Mas isso não é de todo ruim, pois tinha margem para trabalhar e ajustar ao máximo a proximidade do protetor de correia. Então mãos a obra, bora adaptar, Makita neles:

(Makitando os amortecedores - Ride Safe - GaragemMCMC - RoadGarage)

(Original Honda Shocks)

Depois de cortado um bom pedaço, tive que desbastar 3 mm X 2mm para perfeito encaixe:

(Desbastando encaixe dos amortecedores)

(Encaixe dos amortecedores Honda na Harley)

Foi o máximo que consegui fazer pela parte superior da ancoragem dos amortecedores. Para que ficassem retos, na parte inferior, mantive o espaçador de 6mm utilizado anteriormente para os RK. Ficou 2mm da correia. Além disso, coloquei em todas as buchas um cilindro de ferro, diminuindo seu diâmetro para o que eu precisava. Perfeito!

Quando saí para uma volta no quarteirão a sensação foi de "como a Harley nos faz de otários"! Esse amortecedor original da Honda é MUITO superior a qualquer um outro! A Harley tem que correr atrás! Mas enfim, amortecedor ruim, para você trocar por um melhor, e deixar mais uma grana no Dealer.

Não caia nessa, faça você mesmo! 

Projeto café racer em progresso.



Comments