Trip Norway‎ > ‎

Kristiansund - Bergen

postado em 24 de abr de 2013 06:40 por Road Garage   [ 29 de abr de 2013 03:43 atualizado‎(s)‎ ]
Nosso objetivo de percorrer a Estrada do Atlântico foi cumprido no dia anterior. Tínhamos a opção de continuar ao norte para Trondheim, mas preferimos começar a descer:

(Rv70 - Kristiansund - Møre og Romsdal - Noruega)

O objetivo hoje era curtir Trollstigen, um dos destinos mais cobiçados em road trip pela Noruega. É uma subida de montanha escarpada, a estrada vai serpenteando no bom estilo cordilheira. Esse ponto fica na Rv63, e é imperdível. Fizemos algumas alterações de percurso, passamos por mais alguns fiordes, e quando chegamos na Rv63:

(Rv63 - Møre og Romsdal - Noruega)

Estrada fechada por conta da neve. Pelo que percebemos, a estrada e tão íngreme e curvas tão fechadas, que só fica aberta no verão. Nas outras estações há ocorrência de neve e fica impraticável realizar a subida. Uma pena, mas o lado bom: terei que voltar aqui no verão, e dessa vez de moto!

Continuamos o caminho de volta, sendo ele diferente, os atrativos continuam:

(Rv650 - Møre og Romsdal - Noruega)

Esse barco pesqueiro repleto de aves ao redor nos alimentou uma suspeita. Diz a lenda que o bacalhau ao ser pescado tem sua cabeça arrancada e jogada de volta ao mar. Por isso ninguém nunca viu uma cabeça de bacalhau, nem aqui na Noruega nos vimos. Essas aves ao redor do barco esperam a cabeça do bacalhau e mandam ver. Esse assunto acabou me dando fome, e como tinha comprado um "aperitivo" de bacalhau no mercado, aproveitei a fila da barca e fui experimentar o negócio. Quando abri a embalagem, um cheiro dos infernos empestiou o carro. O cheiro era ruim, e o gosto?

(Tørrfisk Snacks from hell)

Era apenas mastigável. 83% de proteína, 9,9% de água. Mas pense em algo fedido, tipo peixe podre. Só norueguês mesmo para comer esse bagulho.

Depois da barca Stranda - Liabygda, passamos em frente ao Geiranger:

(Geiranger - Møre og Romsdal - Reino da Noruega)

Esse fiorde tem o terceiro maior porto de navios de cruzeiro. Não é por acaso, ele figura na lista de patrimônio da humanidade da Unesco. Qualquer cruzeiro pelo litoral nórdico vai parar aqui, obrigatoriamente.

No decorrer da estrada conhecemos um Belga em sua Kombi:

(Rv60 - Sogn og Fjordane - Norway)

Como tem gente louca no mundo. O cara saiu da Bélgica em sua Kombi e foi até o ponto mais setentrional da Noruega, na fronteira com a Rússia. E foi dormindo dentro da Kombi! Nesse frio de congelar pensamento, -2º, imagine ao norte? Doido. Contando ele, em uma das curvas do fiorde a Kombi virou, e foi preciso 10 noruegueses para desvirar a kombi, único problema na viagem. Tens coragem?

Essa Rv60 passa por várias estações de esqui, pena já ter acabado a temporada:

(Rv60 - Sogn og Fjordane - Norge)

Acabamos saindo na E39, velha conhecida, agora no caminho contrário, descendo para Bergen:

(E39 - Sogn og Fjordane - Norge)

Sem muitas surpresas até Bergen, onde pretendemos visitar os diversos museus sobre a cultura Viking.


Comments