Trip Italy‎ > ‎

Giorno 5: Roma

postado em 15 de mai de 2014 05:46 por Road Garage   [ 9 de jun de 2014 11:02 atualizado‎(s)‎ ]
De madrugada, olhei pela janela e estavam pintando faixas de sinalização no asfalto. Desci e troquei "minha moto" de posição, pois estava perto da faixa de pedestres. Depois percebi que parei no próximo ponto a ser pintado, vaga de alguma autoridade local. Troquei a moto de posição novamente, parando embaixo de uma estátua. As estátuas aqui são bem respeitadas, espero que não pintem nada aqui perto.

Noite agitada, eram quase 11 horas quando terminamos de tomar café. Metemos o pé direto pro Coliseu, mas infelizmente ela estava lá: a fila monstruosa. Eram grupos e mais grupos, pessoas de todos os lugares do mundo, de todas as idades, sendo muitas crianças e adolescentes. Quase meio dia, conseguimos entrar. O Coliseu:

(Arena do Coliseu - Roma - Lazio - Itália)

Mundialmente famoso, seja pelos filmes ou pela história, não tinha ideia do tamanho exato da sua arena e áreas internas. O audio-guia foi bem escutado revivendo a história e reconstruindo aquele lugar em nossa imaginação. Realmente imperdível!

Por dentro e por fora:

(Coliseu - Roma - Lazio - Italia)

No canto inferior esquerdo temos um desses grupos que estão infernizando os pontos turísticos. Andam em bando, ocupando espaços, atravancando corredores, gritando e berrando, e fazendo questão de aparecer em todas as suas fotos. rs Que saudade de uma longa estrada pelas rutas desérticas da America Latina...

Indo para um ponto nem tão menos conhecido, mas com mais espaço, passamos pelo Arco de Tito e entramos na Roma antiga:

(Roma - Lazio - Italia)

Ou pelo menos o que sobrou dela:

(Roma - Lazio - Italia)

Do Foro Romano restaram poucas fachadas e algumas colunas, reconstruídas de alguma forma. A maior parte das construções estavam em ruínas indecifráveis. Passagem rápida pelo Palatino, fomos para Bocca della Verità, a Boca da Verdade. Um disco de pedra datado do primeiro século, com uma fila inimaginável de crianças pra colocar a mão na boca da pedra... Era permitido apenas uma foto por pessoa, todas elas esperando ansiosamente para o grande momento. E eu lá... Acompanhando a garupa. Agora imagina a cara das crianças quando eu tiro a minha foto com a mão no nariz:

(Roma - Lazio - Italia)

Foi um misto de revolta e espanto, algumas ficaram chocadas e tentaram me avisar do erro. Bando de futuros coxas. rs

O pior é que tinha uma meleca tamanho gigante, devia estar ali a anos. Resolvi guardar a meleca, e dar para o primeiro pássaro interessado:

(Roma - Lazio - Italia)

A meleca devia ser gostosa, pois antes que eu conseguisse tirar a foto, já estava na boca do pássaro. Ou esse ai estava com fome, foi mais rápido que o obturador da câmera fotográfica. (Diz a lenda que os mentirosos tem a mão cortada pela Boca da Verdade. Foi uma boa escolha optar pelo nariz)

Depois da distração com as crianças e com o pássaro comedor de meleca, voltamos ao tour, agora um visual do ponto mais alto de Roma:

(Roma - Lazio - Italia)

Rua e praça central de Roma:

(Roma - Lazio - Italia)

Esse ponto além de ser o mais alto, é um dos mais ornamentados, Monumento a Vittorio Emanuele II:

(Roma - Lazio - Italia)

Show de bola a vista superior da cidade. Todos aquele prédios e ruas estreitas nos fizeram um convite a conhecer não somente os pontos turísticos, mas a cidade de Roma em sí:

(Roma - Lazio - Italia)

Construções antigas, ruas estreitas, praças com chafariz:

(Roma - Lazio - Italia)

E um dos melhores lugares de Roma, uma padaria:

(Roma - Lazio - Italia)

Nada como tirar a barriga da miséria numa padaria com a verdadeira massa Italiana. Continuando... Igrejas:

(Roma - Lazio - Italia)

E depois de passar o dia todo na rua, fechamos o circuito quilométrico no Museu de Roma, que além das obras do renascimento, contem esculturas do Império Romano muito bem preservadas. Pôr do sol na praça Navona,  visto da janela do terceiro andar do museu:

(Roma - Lazio - Italia)

Dica do dia: Nunca abra a janela de um museu com sistema de alarmes.
Comments