Manutenção‎ > ‎

Softail: Limpeza do sistema de freio dianteiro

postado em 9 de ago de 2012 06:44 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:53 atualizado‎(s)‎ ]
O manete de freio da FX não estava voltando completamente à posição de descanso o que deixava a luz de freio acesa mesmo não estando acionado. Tirei o manete e limpei toda a sujeira que estava entre ele e o manicoto, achando ser a causa do problema. Entretanto a luz de freio continuava acesa e tinha que voltar na mão o manete. Sendo assim, parti para o plano B e com uma chave Philips abri o reservatório do fluido dianteiro. Surpresa:

(Cilindro mestre do freio dianteiro Harley Davidson FXST)

Essa espécie de "lodo" e sujeira talvez impedisse o retorno do sistema por completo. Mesmo sem o kit do reparo (necessário para remontar todo o sistema) decidi abrir e tentar limpar:

(Reparo freio dianteiro FX)

Descobri que o sistema estava em ótimo estado, o problema era zinabre nas paredes do cilindro mestre, o que ocasionava atrito com o oring e não deixava ele voltar completamente. Limpei tudo com palha de aço zero.

Mas como a lei de Murphy impera nesses momentos, estraguei o oring que segura todo o sistema dentro do burrinho (nome que nesse caso se encaixa perfeitamente). Fui na rua Ceará correndo, e por muita sorte consegui apenas esse oring, reutilizando todo os outros componentes. Olha o cara ai:

(Retentor do sistema de freio dianteiro)

A Harley recomenda sempre trocar todos os componentes do sistema, tem o kit do reparo para isso. A Harley recomenda um monte de outras coisas também, e se for seguir tudo, nem estrada de chão eu pego. (não leiam o manual...)

Após remontagem, sangria do freio:

(Sangrando freio dianteiro)

Fluido novo:

(Cilindro mestre com fluido novo)

Freio novo, funcionando perfeitamente!

Ferramentas necessárias: Chave Estriada 11mm (twelve point em milimetros mesmo) para o parafuso que conecta a linha de freio ao burrinho, chave 3/8 para o parafuso da sangria, chave philips para a tampa do burrinho.



Comments