Customização‎ > ‎

Softail: Guidão seca suvaco de 16"

postado em 23 de ago de 2012 06:33 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 06:02 atualizado‎(s)‎ ]
Viagem Ur/Ar realizada no ano passado foi feita com a sportster utilizando um guidão Ape Hanger de 16 polegadas, mais conhecido também como seca suvaco. Para mim, esse guidão tem perfeita ergonomia, praticamente não fiquei moído em nenhum dia (máx 800km rodados/dia). Quando troquei de moto, guardei o guidão 16" pois gostaria de utilizá-lo novamente numa próxima viagem.

Faltando dois meses para nossa viagem ao Chile (partiremos dia 2/nov, acompanhem), aproveitei o final de semana para tirar o dragbar da fx e instalar o 16". Para isso foram precisos alguns metros de fios de 0,75mm de cores diferentes, alguns metros de tubo termo retrátil, levantar a moto no elevador hidráulico e colocar a mão na massa:

(Instalação de guidão 16" na Harley Davidson Softail FX)

Desmontamos na sequência: Painel, fiação do painel, drenagem do tanque de gasolina, conexões do tanque, retirada do tanque, conexões da elétrica do guidão, retrovisores, piscas, manetes, cabo de embreagem (retirado apenas do manete), drenagem do fluido de freio, retirada da linha de freio, filtro de ar, cabo de acelerador e retorno, punhos, manicotos, guidão, risers, buchas do riser:

(Desmontagem das ligações do guidão)

Moto pelada:


(Moto desmontada para instalação de novo guidão)

Com os comandos e sua respectiva fiação fora do guidão antigo, prosseguimos para o próximo passo, temido por todos: passar a fiação da elétrica por dentro do seca:

(Passagem da fiação da elétrica por dentro do seca suvaco)

A passagem foi relativamente tranquila, como a fiação estava toda revestida com o tubo de plástico, foi passar WD no tubo e escorregar por dentro do guidão. Agora sim veio a parte complicada: fazer as ligações dos fios nos conectores previamente cordados:

(Ligação dos fios da elétrica nos conectores)

Cada fio recebia um pedaço de tubo termo retrátil, depois era emendando respeitando a cor identificadora (cada comando tem a sua, conforme manual da elétrica das softails 2008). Depois de todos os fios ligados e conectores prontos, colocamos na moto para testar se todos estavam ok. Nesse passo não precisamos do tanque de gasolina, somente do painel. Testamos piscas, buzina, farol alto. O Run e Start ficaram por último, quando a fiação seria validada e finalmente o tubo termo retrátil aquecido.

(Testes dos comandos no seca)

Recolocamos todos as peças retiradas, e com o tanque de gasolina religamos a moto e tudo 100%. Entretanto o cabo de freio aerokip (+16") e o cabo de embreagem aerokip (+16") ficaram por último, pois deveriamos sangrar freio, vazar o óleo da embreagem, tirar os escapes, tirar a tampa da embreagem e fazer a troca:

(Retirada dos escapes)

(Troca do cabo de embreagem Harley Softail)

Desmontar o escape estava fora do meu planejamento, mas como já o tinha feito, aproveitei o trabalho e coloquei os originais. A estratégia de viajar com os escapes originais foi utilizada e aprovada na última viagem. Além da economia de combustível, horas e horas durante dias em cima da moto com um escape VanceHines não é nada confortável. O resultado é um novo visual:

(Harley Davidson FX com seca suvaco de 16")

A moto ficou 80% preparada para a viagem. E 2 meses de teste para validar essa configuração.



Comments