Manutenção‎ > ‎

Softail: Fuga de corrente

postado em 8 de mai de 2013 06:15 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:48 atualizado‎(s)‎ ]
Muitas oficinas ao fazerem as revisões nas motos Harley Davidson, esquecem de verificar se a parte elétrica está em boas condições. Esse item consta no manual de serviço e é bem simples de se fazer:

Desconecte o terminal negativo da bateria. De posse de um multímetro, selecione a chave de medição de corrente (Amperes - A) e coloque as pontas de teste entre o cabo do negativo e o polo negativo da bateria (terminal que acabou de ser desconectado). A ponta de teste vermelha vai no cabo do negativo, e a ponta de teste preta vai no polo negativo da bateria, em série, fechando o circuito com a moto.

(Fuga de corrente - Revisão elétrica - Harley Davidson softail FXST )

A corrente medida no multímetro é a corrente que sua moto está consumindo, parada e desligada, ou seja, a corrente que está sendo roubada da bateria, diminuindo sua vida útil. Algumas motos tem acessórios instalados que roubam corrente, como alarmes, rastreadores, relógios ou qualquer outro ligado diretamente a bateria (evitem isso ao máximo).

O fato é que essa fuga de corrente é considerada normal até o limite de 0,02A (20mA). Mais do que isso deve ser investigado o motivo ou sua bateria terá a vida útil reduzida. Essa fuga de corrente deve ser o mais próximo possível de 0,00A

Para identificar em qual circuito está ocorrendo a fuga, comece retirando um a um os fusíveis da moto (abrindo os circuitos) quando ao retirar o fusível a medição da corrente de fuga cair, a fuga está no circuito deste fusível. Verifique o manual da elétrica da sua moto e faça uma geral nesse circuito.

O correto é manter a elétrica em dia fazendo corretamente a revisão, fios bem encapados, sem emendas e sem fugas, acessórios instalados depois dos fusíveis e desligados com a chave. Lembrem-se que a bateria pode parar a qualquer momento sem aviso, e te deixar na mão.

Chame os amigos, compre umas cervejas e mãos a obra!



Comments