Sportster: Instalando guidão clipon

postado em 10 de jul de 2013 10:55 por Road Garage   [ 19 de ago de 2013 03:41 atualizado‎(s)‎ ]
Agora sim! Os semi guidões chegaram e a Sportster vai ganhar um pouco da alma café racer!

Fiquei na dúvida entre esse regulável e o da marca R.S.D. Acabei trazendo o genérico e gostei, ele é bem dimensionado e com ângulo e distância reguláveis. Aliás, o pullback estava me preocupando, não queria que a posição se tornasse cansativa, e pensava em levantar as bengalas na mesa e colocar o guidão em cima da mesa superior. O problema é que essa Sportster é low, ou seja, o tamanho da suspensão dianteira é menor de todas as outras, e caso levantasse a bengala, o risco de final de curso dos retentores na mesa inferior era grande. Resolvi testar o guidão entre a mesa, antes de partir para um espaçador.

Com a moto em cima do elevador hidráulico, desapertei os 4 parafusos TORX da mesa, que seguram as bengalas:

(Tirando as bengalas da mesa Harley Davidson Sportster 883 XL Low)

Fiquei atento ao limite do conduíte do freio dianteiro, e desci apenas o espaço necessário para passar o guidão clipon em cada bengala:

(Instalando o guidão clipon na café racer Sportster 883XL Low)

Após, desci cuidadosamente a plataforma hidráulica, girando os tubos da bengala, retornando a suspensão dianteira para a posição de origem. Fazer essa parte sozinho é osso, mas foi. Reapertei os parafusos torx da mesa e tirei a moto do elevador. Nesse momento testei a posição com os guidões totalmente livres, e aceitei o fato de deixá-los assim. Bora continuar.

Parti para desmontar o guidão original, começando pelos retrovisores com a nossa amiga chave de meia polegada. Depois foram os piscas com a chave allen.

(Retirando e invertendo retrovisores da sportster 883)

Com a chave T25 e T27, retirei os manicotos e comandos, alem dos punhos:

(Retirando manicotos, comandos e punhos da Harley Davidson Sportster 883)

Comecei a passar para o novo guidão, quando me dei conta que o cabo do freio deveria ser ligeiramente modificado, abusei da sorte com chave de 1/2" ao afrouxar minimamente o parafuso do conduíte o suficiente para girá-lo no eixo sem deixar o fluido vazar. Menos um problema! Até perceber que o clipon não tinha qualquer tipo de passagem para passar a fiação por dentro do manicoto:

(Passagem dos fios do guidão Harley Davidson Sportster 883)

Será que o da RSD tinha? Não sei, o jeito foi pedir ajuda a salvadora da pátria, esmerilhadeira:

(Esmerilhando guidão para passagem dos fios dos comandos Harley Davidson Sportster 883)

Coloquei o disco de desbastar e mandei ver no alumínio, comendo rápido boa parte da peça. Como a parede é grossa, nem chegou a abrir um buraco, menos mal:

(Esmerilhando guidão para passagem dos fios dos comandos Harley Davidson Sportster 883)

Desta forma consegui instalar os comandos, manicotos e punhos no guidão clipon. Quando fui ajustá-lo na posição, descubro que a chave allen do novo guidão é em milímetro e as minhas chaves são todas em polegadas. Maldito sistema métrico! rs 

Mas como já disse, melhor que ter uma moto, é ter duas motos. Peguei a FX que estava ali no canto só observando, e dei um pulo na casa de ferragem. Comprei a allen 6mm e apertei na posição desejada. Restando só o guidão original, riser e velocímetro:

(Retirando guidão original, velocímetro e riser Harley Davidson Sportster 883)

Na verdade, retirando o guidão original, serei obrigado a realocar o velocímetro, como não pensei nisso ainda, terei que mudá-lo de posição provisoriamente para cima da estante. rs Menos um guidão, um riser e um velocímetro para encher o saco. (Quem sabe mais um problema com a lei). Mas, ao tirar o original, percebi que as manetes estavam maiores do que gostaria. Como a Makita estava do lado de fora, o jeito foi passar a régua nas pontas das manetes! Agora só falta reinstalar o retrovisor e os piscas:

(Instalando guidão clipon e retrovisor invertido na Harley Davidson Sportster 883)

E ajeitar a fiação que sobrou. O cabo da embreagem, do acelerador e retorno, foram repassados por debaixo da mesa e entre a mesa, respectivamente. Os da elétrica, resolvi deixar nesse canto ai mesmo. Quando tiver com tempo, talvez passe para debaixo do tanque:

(Realocando fiação elétrica Harley Davidson Sportster 883)

E enfim, depois de uma manhã toda de trabalho, a café começa a tomar corpo:

(Harley Davidson Sportster 883 XL Low Cafe Racer)

Muita informação para assimilar de uma vez só, como posição de pilotagem, retrovisor para baixo, falta do velocímetro, manetes cortadas, guidão menor, etc.

Em fase de reeducação na pilotagem C.R..



Comments