Manutenção‎ > ‎

Softail: Bateria Yuasa YTX20L-BS

postado em 26 de jun de 2012 13:44 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:54 atualizado‎(s)‎ ]
Após 4 anos de vida, a bateria original da FXST 2008 não segurava carga por mais de dois dias. Sendo assim, avaliei a troca pela original na loja da Harley Davidson pois a bateria da Harley é muito boa e tem ótima durabilidade. Entretanto o preço de R$ 1064,00 Dilmas está fora da realidade, e a compra foi descartada. Avaliei uma paralela de boa qualidade, e a mais aceita é a YTX20L-BS, pois tem a polaridade do lado correto e atende as especificações HD. (Preço de R$363,00 Dilmas)

Para utilizar essa bateria, precisamos fazer o processo de ativação, que nada mais é do que colocar a solução de ácido sulfúrico que acompanha a bateria, e esperar 1 hora e 40 minutos para fechá-la:

(Solução de ácido sulfúrico para ativar bateria)

Após o descanso pelo tempo indicado, dar a carga lenta por 10~12horas:

(carga lenta de 1A por 12horas)

A voltagem final nos polos após a carga lenta foi de 13,71V. Pronta para instalar na moto, retiramos primeiramente o MAXIFUSE, retiramos a bateria original e colocamos a Yuasa na mesma posição:

(Instalação bateria Yuasa YTX20L-BS na HD Softail FXST)

Utilizando os espaçadores que vieram com a bateria, instalamos os parafusos dos polos, primeiro o positivo e depois o negativo, como recomenda o manual:

(MAXIFUSE após instalação da bateria)

Após a instalação, recolocar o MAXIFUSE e ligar a moto verificando que está tudo certo. Pronta para rodar!


Comments