Restauração‎ > ‎

Micro retífica + extrator de parafuso: restaurando peças

postado em 13 de abr de 2015 01:35 por Road Garage   [ 27 de out de 2015 12:01 atualizado‎(s)‎ ]
Uma das coisas ruins em ter uma Harley Davidson é depender dos Correios brasileiro para a manutenção da moto. As peças vem dos EUA e demoram de 30 a 60 dias para chegar. Tento manter um estoque de peças de uso programado, para ter sempre a mão o que necessito e não deixar a moto parada por qualquer eventualidade.

Infelizmente uma queda como a que tive foge do planejamento e me obriga a achar outros meios de acertar a moto, se não quiser/puder deixá-la parada na garagem esperando as peças novas ou, pior, virar refém da concessionária e deixar a moto em cárcere privado num canto escuro pegando poeira e teias de aranha por longos meses...

Como viajo em menos de um mês, estou tentando acertar as peças afetadas de uma maneira "criativa", para conseguir viajar tranquilo.

Já usei cano, marreta, alicate de pressão, torno, bigorna... E agora dou a vez para a micro retífica fazer o seu trabalho plástico e dar alguma "dignidade" as cicatrizes das peças.

Cirurgia reparadora no pedal da marcha. Melhorando as cicatrizes:



Pedaleira do piloto:


Vez da caixa da primária melhorar sua aparência:


Protegi para não cair limalhas dentro da caixa e esmerilhei os arranhões para aplainar o metal. Um polimento cairia bem para uniformizar a cor, mas vou deixar a cargo da estrada e do lema: "moto bonita é moto suja."

Agora a parte difícil: retirar um parafuso quebrado dentro da rosca. Ainda com a micro retífica, fiz um furo exatamente no meio do parafuso:



Alguns amigos condenaram a prática, dizendo ser necessário tirar a tampa da moto e colocar numa furadeira de bancada para alinhar exatamente o furo. Sem tempo para todo esse trabalho, tive o máximo de cuidado possível para não errar, o que poderia me custar a rosca da peça. Ficou bom:


Agora coloco pra trabalhar pela primeira vez o kit alemão de extrator de parafusos. Será que o negócio é bom mesmo?


Rosca invertida num metal de alta liga, rosqueou o furo que fiz e com o auxílio de uma chave de boca, retirei o parafuso quebrado:



Que brinquedinho foda! Aprovado:


Agora falta pouco, hora de fechar a tampa.

Comments