Manutenção‎ > ‎

Sportster - Instalação dos amortecedores da Road King

postado em 4 de jun de 2013 11:53 por Road Garage   [ 19 de ago de 2013 03:52 atualizado‎(s)‎ ]
É fato que os amortecedores originais das Sportster e Dynas são uma merda para o asfalto brasileiro, dão fim-de-curso, desestabilizam a traseira da moto em alta velocidade (rebolam), falta de conforto e etc. Os amortecedores originais são de cartucho, e a única maneira de regular é a pré-carga da mola, ou seja, quase nada.

Assim como as Sportster e Dynas, as Tourings também são bi-shocks, ou seja, tem dois amortecedores externos ligando o quadro a balança. Mas o tipo de amortecedor é diferente, os da Road King são a óleo e ar. Você consegue mudar o óleo para uma viscosidade diferente e aumentar/diminuir a pressão, personalizando para seu peso e rodagem. Como os encaixes são iguais, e encontramos muitos a venda nos Estados Unidos a preços convidativos, podemos utilizá-los nas Sportster e Dynas como uma ótima alternativa aos originais.

Dentre muitos, comprei os mais recente de PN 54565-97C e 13". Vamos instalar:

(Instalando amortecedores de RK Road King na Sportster 883)

Para isso você precisa de um elevador hidráulico ou calçar a moto e retirar os amortecedores originais. Com uma chave de boca de 3/4" e uma TORX (jogue suas TORX de formato "L" fora e compre soquetes se não quiser fazer merda) tiramos o torque do parafuso da base e o superior. Não retire-os ainda:

(Retirando amortecedores da Harley Davidson Sportster 883)

Depois de afrouxá-los, regule a altura do elevador hidráulico para altura que os amortecedores não fornecem nenhum tipo de tensão. Quando isso acontecer você será capaz de tirar os parafusos com a mão! E só os tire nessas condições, com risco de quebrar um parafuso, tombar a moto e tomar uma porrada do amortecedor. Faça merda você mesmo:

(Retirando os parafusos do amortecedor com as mãos)

Depois de retirado o amortecedor original, coloque os amortecedores novos na mesma posição (se forem de 12", abaixe a moto no elevador), atentando aos espaçadores necessários para a instalação. Como os amortecedores de RK são mais largos, necessitam um espaçador de 6mm na base e 4mm no parafuso superior:

(Espaçador para amortecedores de Harley Davidson Road King na Sportster 883)

Qualquer torneiro faz esses espaçadores, ou utilize algumas arruelas:

(Espaçador para amortecedores de Harley Davidson Road King na Sportster 883)

Eles geralmente vem sem a válvula para regular a pressão, procure por válvulas Schrader. Depois disso é só rodar e ajustar a pressão mais confortável.

Uma diferença gritante.




Comments