Manutenção‎ > ‎

Sportster: Retirando o estator

postado em 31 de mar de 2014 05:24 por Road Garage   [ 15 de mai de 2014 07:11 atualizado‎(s)‎ ]
Depois de verificado o problema no estator pelo teste do multímetro (Sportster: Problemas no estator) acessei o mesmo e comprovei o fio torrado e partido (Sportster: Acessando o estator)

Agora a parte que teoricamente seria fácil: retirar o estator defeituoso da moto. Com um alicate de pressão, retira-se o plug de borracha que veda o orifício da primária onde passa a fiação do estator:


(Retirando plug do estator da primária - Sportster 883 low 2006)

Mas, desconfie de tudo que parece simples. O plug que conecta a fiação do estator na fiação do regulador de voltagem é roteado por um caminho tortuoso entre o motor, o frame e as linhas de óleo. A estratégia aqui era amarrar um barbante na ponta para não perder o caminho de volta:

(Roteando a fiação do estator pelo Harley Davidson Sportster 883)

Infelizmente a estratégia foi abandonada quando o plug ficou preso entre a linha de óleo que atende a bomba de óleo e a caixa dos comandos. Não tinha como passá-lo por ali, o jeito foi dar um tiro de canhão para matar uma formiga. Tive que abrir a tampa dos comandos. Olha por onde a fiação do estator passa:

(Fiação do estator passando entre as linhas de óleo e o motor - Harley Davidson Sportster 883 low 2006)

E finalmente o bicho-ruim saiu:

(Estator queimado - fiação torrada - Sportster 883)

Mas o almoço não foi grátis. Ao abrir a tampa dos comandos para facilitar a passagem da fiação, eis que o comando da exaustão do cilindro dianteiro decidiu abandonar o navio e pulou fora da moto. O famoso FMVM: Faça Merda Você Mesmo!

Mais um problema pra resolver... 


Comments