Manutenção‎ > ‎

Sportster: Reinstalando o comando da exaustão do cilindro dianteiro

postado em 9 de abr de 2014 03:38 por Road Garage   [ 3 de jul de 2014 13:47 atualizado‎(s)‎ ]
Algumas pessoas não entenderam a merda que eu fiz quando retirei a tampa do comando (Sportster: Retirando o estator) Então vou ser mais claro:

(FMVM: Faça Merda Você Mesmo - Comando de exaustão do cilindro dianteiro - Harley Davidson Sportster 883)

Como qualquer outra tampa do motor, a dos comandos tem uma certa resistência ao ser retirada. Por ser bem vedado, você deve vencer a pressão que se forma dentro do motor. Ao puxar a tampa com certa força, eis que o comando saiu da posição. São dois problemas: 

1) Você não consegue retorná-lo a posição original, pois o conjunto rolete + tucho + vareta desceu e ocupou o espaço do excêntrico.
2) Você deve deixar as engrenagens no tempo certo, se as engrenagens ficarem com 1 dente de diferença, as aberturas das válvulas vão ficar fora de passo e o motor não vai funcionar corretamente.

A lado positivo é que esse comando é o mais fácil de se colocar, visto que é o último e só depende do ponto da engrenagem do comando da válvula de admissão do cilindro dianteiro. (Saúde!)

Como não há forma de levantar o rolete pelo lado de baixo e devolver o comando, vamos retirar a tampa do cabeçote e remover a tampa dos balancins:

(Retirando o rocker cover e inner cover da Harley Davidson Sportster 883 - Juntas do motor e do cabeçote Sportster)

Sem os balancins, a pressão da mola da válvula não é transferira para as varetas, que sobem e aliviam os tuchos e roletes:

(Retirando o inner cover da sportster - Abrindo o motor - Harley Davidson 883 - Juntas do cabeçote)

Com o conjunto sem a pressão da mola da válvula, conseguimos empurrar o rolete para dentro do guia, abrindo espaço para o excêntrico:

(Instalando o comando de válvula - Harley Davidson Sportster 883 Low)

Dai é só encaixar o comando atentando ao ponto das engrenagens:

(Acertando o ponto do comando de válvula - Harley Davidson Sportster 883 Low)

Depois de reinstalado o comando, vem a parte crítica: o correto fechamento do motor. Junta bem limpa e assentada, ordem de aperto e torque correto. Tampa dos balancins:

(Torqueando a tampa do cabeçote - XL 883)

São quatro parafusos de meia polegada, três parafusos 7/16" e dois parafusos allen. Todos com torque recomendado no manual e sequência de aperto.

A mesma coisa para a tampa do cabeçote, e seus 4 parafusos allen que devem ser apertados de forma cruzada:

(Torqueando e fechando a tampa do cabeçote - Harley Davidson Sportster 883 Low 2006 Carburada)

Depois de desmontar meia moto para desfazer a merda, voltamos ao ponto de fechar a camcover. Atentar para que a junta esteja bem limpa e fique na posição exata. Olear todas as buchas de encaixe dos excêntricos e todas as engrenagens:

(Junta da camcover - Fechando a tampa dos comandos - Sportster 883)

Apertar a tampa utilizando torquímetro no torque recomendado (é bem baixo pois a rosca é no alumínio do motor) e na sequência correta:

(Torqueando a tampa dos comandos cortada - Harley Davidson Sportster 883 chopped camcover)

Depois de instalado o timecover (que nas sportster mais novas também não serve de nada, mas ai é outra história...) podemos ver como ficou o visual do motor com a tampa cortada. Show de bola!

Apesar de todo o trabalho, só aumentou a paixão por esse quad cam de 883 cilindradas!

Isso é máquina!
Comments