Manutenção‎ > ‎

Sportster - Troca da pastilha de freio traseira

postado em 23 de mai de 2013 08:02 por Road Garage   [ 2 de ago de 2013 06:05 atualizado‎(s)‎ ]
Comprei a moto com 18kkm rodados e pastilha traseira no osso. Como o ex dono é meu camarada, me deu a pastilha original comprada na sua última viagem aos EUA (lembrando: os Dealers são proibidos de despacharem peças originais para o Brasil, mas se você arrumar um jeito, o PN da pastilha de freio traseira da Sportster ano '04-'06 é 42836-04A e ano '07+ é 42029-07 entretanto, temos muitas pastilhas paralelas no mercado).

Para trocar, os passos são bem simples. Coloque uma chave de fenda entre o disco e a pastilha, afastando os dois, fazendo com que o pistão entre na pinça, deixando um bom espaço para trabalhar. Lembre-se que entrará uma pastilha nova e com mais "carne", deixe um espaço generoso:

(Pinça, pistão, pastilha e disco de freio traseiro da Harley Davidson Sportster Low XL 883)

Aproveite a chave de fenda e retire o plug de segurança do parafuso que segura a pastilha. Depois, com uma chave allen polegada, retire o parafuso que segura a pastilha:

(Retirando a pastilha de freio traseiro HD Sportster)

Ao retirar o parafuso, a pastilha ficará apenas encaixada pela parte de baixo. Simplesmente puxe as duas e retire-as da pinça. Elas devem ser trocadas sempre que sua espessura atingir 1mm:

(Rear Brake Pads XL 883)

Para instalar a nova, apenas as encaixe na mesma posição das antigas, recoloque o parafuso apertando no torque recomendando pelo manual, e recoloque o pino de segurança. Pastilhas instaladas, bombeie o pedal de freio traseiro, para que o pistão faça força na pastilha contra o disco:

(Troca da pastilha de freio traseiro da Harley Davidson Sportster )

Lembre-se que em momento algum durante a troca vc pode encostar no pedal de freio. Se isso acontecer sem as pastilhas, você terá um problema sério (faça merda você mesmo). Lembre-se também que as pastilhas demoram a assentar e igualar sua área de contato com o disco, sendo assim, utilize-as com cautela nos primeiros km rodados. No mais, freio traseiro com moderação e boas derrapadas a todos!



Comments