Manutenção‎ > ‎

Softail: Troca do óleo da primária e ajustes da Embreagem

postado em 31 de jan de 2013 09:01 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:51 atualizado‎(s)‎ ]
Bora falar um pouco de garagem. Estou colocando aqui o passo a passo para a troca de óleo da primária da softail FXST com motor TC96 e ajuste da embreagem, entretanto serve para qualquer Harley Davidson visto que o princípio e a localização na moto são iguais.

Primeiro lugar você deve ter boas ferramentas, de preferência catracas com torquímetro e soquetes bits torx, allen e chaves de boca, todos em polegadas, pois a Harley é 99% padrão americano. Não sabote a sua garagem com ferramentas de baixa qualidade com desculpa que ferramenta é caro, visto que você tem uma Harley e uma revisão na concessionária é mais do que 1 salário mínimo. Gaste isso em ferramentas e não use chaves torx ou allen daquelas em formato "L" que cabem na palma da sua mão, a não ser que você queira espanar algum parafuso e fazer merda.

Continuando, utilize uma catraca com bit T-27, comece a abrir os parafusos torx do derby cover, apenas para entrar ar no sistema (e ter certeza que vc abrirá a tampa antes de drenar o óleo). Não tire a tampa por completo. Com um soquete 5/8", retire o dreno do óleo na parte inferior da primária:

(Abertura da tampa - Derby Cover - e retirada do dreno do óleo da primária )

A drenagem do óleo deve ser feita ainda quente, com a tampa entre aberta. Eu utilizo um galão cortado na lateral, o que facilita descartar o óleo posteriormente.
 
(Drenagem do óleo da primária)

Após toda a drenagem do óleo, especione o o-ring do dreno e aparafuse-o de volta. Abra a tampa por completo e especione o o-ring que veda a tampa. A Harley recomenda a substituição desses dois o-rings em todas as trocas de óleo (um exagero). Se estiverem bons, pode reutilizá-los.

(O-ring do Derby Cover)

Por essa tampa coloque 950ml do óleo de sua preferência. Eu costumo utilizar o mesmo óleo do motor. No momento estou utilizando o Motul 5100 que encontro facilmente nos países que tenho viagens realizadas/planejadas. (A Harley recomenda o transoil, que vc encontrará apenas em revendedoras Motul). Já usei o motul 3000, entretanto achei o comportamento da moto diferente em altas temperaturas.

Aproveitando a abertura da tampa, ajuste a embreagem. Para isso, deslize a sanfona de borracha presente no cabo e com duas chaves de boca, abra a regulagem completamente, deixando o cabo totalmente frouxo:

(Regulagem do cabo de embreagem)

Com o cabo totalmente frouxo, utilize uma chave de boca 11/16 para liberar a porca que prende o parafuso de ajusta a embreagem:

(Parafuso de ajusta da embreagem)

Com uma chave allen 7/32, libere o parafuso parcialmente. Depois comece a apertar o parafuso até sentir uma leve resistência. Quando chegar nesse ponto, volte meia volta ou até no máximo 1 volta. Nesse ponto, aperte a porca com a chave 11/16 segurando o parafuso com a allen 7/32. Embreagem ajustada.

Finalizando, regule o cabo de embreagem, verificando a folga do mesmo. O recomendado é entre 2mm e 3mm, verificado no manete:

(Regulagem do cabo de embreagem)

Por último, feche a tampa do derby cover, mas sem antes trocar os 5 parafusos torx por parafusos allen:

(Parafusos do derby cover)

Como a troca desse óleo deve ser realizada a cada 10kkm, você vai se agradecer da próxima vez que tiver que abrir essa tampa. Para fechá-la, faça o aperto dos 5 parafusos em ordem alternada, sempre pulando um, em forma de uma estrela, para melhor acomodação e vedação da tampa.


Comments