Manutenção‎ > ‎

Sportster: Acertando o carburador - Backfires na admissão

postado em 26 de jun de 2013 13:01 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:46 atualizado‎(s)‎ ]
Logo na primeira volta com a Sportster (883 carburada) percebi uns pipocos pelo filtro de ar. Como já tinha estudado sobre backfires na tentativa de resolver os da FX, sabia que o fluxo de ar/combustível do sistema estava errado. (Veja aqui: Backfires na Exaustão)

Como conheço o histórico da moto, sabia que o antigo dono andava com um escapamento VinceHines ShortShots aberto, filtro de ar Arlen Ness e o carbura dava conta do recado. Para me vender, ele voltou os canos e ponteiras originais, mas manteve o filtro de ar (que estava sujo). Sendo assim, a mistura estava muito rica, e como o maior fluxo era pelo filtro de ar, o backfire acontecia ali.

O carbura não dá conta de regular a mistura automaticamente, para o novo escapamento mais restritivo (a injeção também não!). Ou eu trocava o escapamento, e/ou diminuía a alimentação em baixa rpm e/ou aumentava o fluxo de ar. Um pouco dos três:

Primeiro tirei o filtro de ar. Quando os pipocos começam a acontecer, pode ter certeza que o duto de admissão fica bem sujo. (Veja como estava o da outra sportster: Limpeza do TBI)

Pelo visual não estavam tão sujos, mas valeu uma limpeza superficial:

(Verificando duto de admissão TBI Harley Davidson Sportster 883)

Em seguida limpei o filtro de ar. Como é um filtro K&N lavável, limpei a sujeira pesada debaixo d'água. Com o kit de limpeza da própria K&N, deixei o produto agir, lavando-o novamente, até ficar limpo. (pode ser feito com detergente neutro também, com mais tempo para sair a sujeira). Depois o que muitos esquecem, passar o óleo no filtro:

(Lavando e oleando filtro de ar K&N lavável para Harley Davidson Sportster 883)

Lembre-se que é esse óleo que segura a sujeira no filtro. Não adianta lavar e não olear, seu filtro vai ficar limpo mas a sujeira vai direto para o motor. E por último o acerto da mistura. Se fosse injetada, deveria abrir o software do Tuner (Thundermax, SEPST, etc) e "setar" o valor da AFR desejada na célula RPM X Abertura do acelerador correspondente. Como é carburada, apenas girar esse parafuso que fica embaixo do carburador, entre os cilindros:

(Parafuso de regulagem do carburador Harley Davidson Sportster 883)

Ao girar em sentido horário, apertando, diminui a alimentação. O parafuso é bem sensível, e deve ser girado de 1/8 em 1/8 de volta, fazendo com que a relação ar/combustível aumente. O ideal é fazer em conjunto com o parafuso da lenta, para a moto não morrer seca quando estiver em idle. Vamos aprendendo com a prática e testando, fecha um pouco e roda, até achar a relação ideal. Pipocos nunca mais.

Velha escola.



Comments