Manutenção‎ > ‎

Softail: Troca do pneu traseiro 200/50-r17 Maxxis

postado em 5 de jun de 2012 11:12 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:54 atualizado‎(s)‎ ]
A Harley Davidson adicionou um ar de "agressividade" as suas motos FatBoy e FX a partir do ano de 2007, com a roda de 6" que utiliza pneu de 200mm.  Apesar de mais esportivo e "bandido", esse pneu dura apenas 8kkm nas mãos de quem roda bem. Sendo assim,  sai o pneu 210/50-r17 Metzeler e entra o pneu 200/50-r17 Maxxis. O Pneu Metzeler já estava no aço:

(Pneu Metzeler 210/50-r17 com 8kkm rodados)

Para tirar o eixo da roda traseira da softail, a chave deve ser em milímetro e em polegada. Isso mesmo, porca do lado esquerdo de 39mm e eixo em polegadas. Atenção para a ordem dos espaçadores, de preferência tire uma foto de como estava antes, caso se esqueça. Com auxílio de um cano para quebrar o torque do eixo mais facilmente:

(Retirada do eixo da roda traseira da softail FX)

Depois de tirar o eixo, devemos tirar todo o sistema de freio. Não adianta tentar tirar a roda sem tirar o freio, não tem como. Com uma chave Torx T40, retire a pinça de freio, e com jeito retire a correia do pulley, retirando a roda com cuidado:

(Retirada da pinça de freio, correia e roda traseira)

Aproveitando o momento de trocar os pneus, decidi pintar o pulley de preto fosco, para isso retirei os 5 parafusos que o prendem a roda. Esses 5 parafusos tem bastante loctite trava rosca, já que é ele que transfere a força do motor a roda.

(Pintando pulley de preto fosco)

Pneu pode ser trocado em qualquer borracheiro que tenha máquina para r17. Depois disso, recolocamos o pulley devidamente pintado na roda. Atenção para o torque recomendado, e use loctite (o manual recomenda trocar os parafusos sempre que retira-los. Achamos preciosismo e decidimos usar os mesmos)

(Recolocando o pulley na roda)

Para recolocar a roda, colocar os espaçadores na mesma posição, e encaixar o eixo. Recolocar a correia no pulley e recolocar a pinça de freio. Atenção: não apertar o pedal de freio enquanto a pinça não estiver no disco, correndo o risco de os pistões saltarem da pinça... Recomendo tirar as capas da correia, facilita o serviço. E quanto aos parafusos que regulam a tensão da correia, não é necessário aperta-los se não for regular.

(Roda montada com pulley preto fosco)

Aproveitando o serviço, fizemos um polimento no disco de freio, que já estava bem sujo e pontos de ferrugem. Ficou legal:

(Disco de freio polido e pneu Maxxis)

O pneu Maxxis tem um bom grip no seco e molhado, mas a área da margem de segurança dele é mínima. Praticamente utilizamos toda a banda do pneu nas curvas. Quanto a durabilidade, só o tempo irá dizer.

Edit: Esse pneu durou 9kkm até atingir o TWI (ponto de troca). Nada mal para um pneu esportivo que custa menos da metade do metzeler, rodando a mesma km.

Comments