Manutenção‎ > ‎

Softail: Barulho na dianteira

postado em 20 de fev de 2014 11:04 por Road Garage   [ 8 de abr de 2014 04:29 atualizado‎(s)‎ ]
"Desencana cara, Harley faz barulho mesmo"

Essa é uma frase clássica que se escuta com certa frequência, até pelos mecânicos. A recomendação é abrir o escapamento e não escutar mais nada, rodar sossegado. Comigo essa historinha não funciona. A Harley pode até ter seus varios barulhos e ruídos característicos, vindo principalmente do seu motor, mas acaba ai. Qualquer barulho fora do normal é investigado até o final. Não foi diferente dessa vez, depois de bons kms rodados pela América do Sul, a frente da FX começou a fazer um certo barulho em algumas circunstâncias. Em baixa velocidade, ao passar por irregularidades na pista, ouvia-se um "tec-tec". Pensei ser os rolamentos da mesa, ou algum problema na suspensão. 

Já estava prestando atenção em todo a dianteira da moto, quando percebi que o barulho não ocorria se estivesse frenando. Bingo, uma folga na pastilha direita do freio dianteiro. Quando em frenagem, a pastilha ficava sob pressão e não fazia barulho. Quando relaxada, a folga a permitia ficar batendo contra a pinça.

Bora sacar esse cara e olhar de perto. Com uma chave estriada de 10mm (sim, a Harley tem algumas medidas em milímetro), retiramos a pinça:

(Retirando a pinça do freio dianteiro - Harley Davidson FXST)

E lá está a folga: pistão superior esquerdo:

(Verificando a folga do pistão superior esquerdo da pinça de freio dianteiro - Harley Davidson FXST)

Abri a pinça e verifiquei que o grampo que prende a pastilha no pistão, estava um pouco torto, além da posição. Uma pequena pressão, sob força, e retornou a posição original:

(Ajustando o grampo da pastilha do freio dianteiro - Harley Davidson Softail FXST)

Aproveitei e limpei superficialmente todo o sistema, pois não tinha o recomendado álcool isopropílico. Fechei a pinça, instalei novamente as pastilhas e sangrei o freio:

(Revisão do freio dianteiro - Pinça de freio Softail FX)

Vamos rodar escutando apenas o barulho que interessa, o som desse motor Twin Cam de 96ci



Comments