Customização‎ > ‎

Softail: FX com rodas de liga

postado em 31 de out de 2013 04:35 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:57 atualizado‎(s)‎ ]
Depois de 2 meses de espera, finalmente chegaram as rodas de liga encomendadas na gringa. Quem tem Harley Davidson passa por isso, infelizmente. Mas agora, com as duas rodas e um sábado chuvoso, bora pra garagem instalar essas meninas:

(Sábado de chuva - Dia de Garagem MCMC - Instalando as rodas dianteira e traseira na Harley Davidson Softail FXST )

Primeiro procedimento foi instalar as válvulas Schrader nas rodas. Tamanho normal para a dianteira e tamanho reduzido para a traseira. Como fica perto do disco de freio, a válvula curta facilita a calibragem. Feito com a chave meia polegada:

(Instalando válvulas Schrader na roda de liga Harley Davidson)

Depois disso, uma visita ao nosso amigo borracheiro para instalar os pneus na roda.

Agora a parte crítica, instalar os rolamentos. Entraram os rolamentos 6205 com especificação C3. Como diria nosso amigo Papito do Blog Carnoficina (http://carnoficina.blogspot.com.br): conseguimos graças a nossa "ferramenta de precisão", o martelo de madeira:

(Instalando rolamentos SKF 6205 2RSH C3 e espaçador na roda Harley Davidson Softail FXST)

A dica aqui é passar um lubrificante nas laterais, encaixar o rolamento, usar um toco de madeira plano e bater na madeira. Pode ser com martelo de borracha ou de madeira também, utilizando um rolamento velho por cima, mas nunca ferro com ferro, pois pode danificar o rolamento. Depois de instalados rolamentos e espaçador interno, instalamos os discos de freio e a polia na roda traseira. Agora é colocar a roda na moto e atentar para os espaçadores externos e distanciamento da roda no eixo. O disco de freio tem que ficar centralizado na fresta da pinça:

(Instalando a pinça do freio traseiro - Harley Davidson FXST)

O suporte da pinça serve de espaçador, então é mais difícil errar a distância. O mesmo não acontece com a roda dianteira, como veremos a seguir. Depois de instalada a roda traseira, colocamos os protetores da correia, com a chave de 1/2":

(Protetores da correia - Harley Davidson belt cover softail FX)

Agora, partimos para a roda dianteira. Como a pinça dianteira não tem jogo lateral, o disco de freio deve estar na distância correta do eixo e entrar perfeitamente na pinça. A dica aqui é inserir ao máximo o rolamento do lado do disco de freio, sem que o do lado oposto saia da roda. Esse espaço de 2 mm será fundamental para o disco encaixar na fresta da pinça:

(Espaçadores externos do eixo X posição dos rolamentos da roda)

Roda na posição, eixo encaixado com os espaçadores, porca do eixo apertada e castanha do eixo encaixada:

(Instalando castanha do eixo dianteiro Harley Davidson FXST)

Lembrando que a chave allen da castanha do eixo é em milímetro! 5mm! Parece que os mecânicos do RJ ainda não descobriram isso, pois vivem espanando esses dois parafusos. Vai ser motivo de post futuro.

Rodas instaladas! Mas como tirei a gasolina, óleo, desconectei a bateria e o painel, vou ter que segurar a ansiedade de rodar... E... Faltam 15 dias para a viagem!

Comments