Manutenção‎ > ‎

Sportster: Retirando a roda dianteira

postado em 10 de mai de 2013 04:13 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:48 atualizado‎(s)‎ ]
Peguei a Sportster com vazamento de ar no pneu dianteiro. Não sabendo onde era, fiz o teste com sabão em toda a banda de rodagem. Nada, nem um furo. Desconfiei da válvula e apertei a mesma com chave de boca 1/2" (meia polegada, lembre-se que a Harley é quase toda em polegadas).

Não resolveu o problema. Como o pneu era novo, desconfiei de montagem errada, sendo assim, cheguei em casa depois do trabalho e parti para a garagem tirar a roda dianteira e levar num borracheiro.

Com a chave soquete 3/4", retire a porca que prende o eixo da roda dianteira da Sportster, lembrando que para tirar o primeiro torque, não se usa chave catraca, e sim uma chave rígida:

(Retirada do eixo dianteiro Harley Davidson Sportster Chave soquete 3/4")

Depois de retirada a porca, atente a arruela de pressão e a arruela maior. Guarde essa ordem de montagem. Para liberar o eixo, utilize um soquete 9/16" e libere a porca do lado direito da moto:

(Retirada do eixo dianteiro Harley Davidson Sportster Chave soquete 3/4")

Eixo liberado, pode ser retirado com cuidado da moto, segurando os espaçadores entre os rolamentos e canelas (espaçador maior do lado esquerdo da moto, e menor do lado direito da moto, atente a remontagem). Para não se perder na ordem, deixe-os ordenados. Roda livre, puxe com jeito pois o pneu pega nos parafusos do paralamas dianteiro e na pinça de freio, mas com jeito sai. Não precisa desmontá-los.

(Retirada da roda dianteira da Harley Davidson Sportster 883 Low)

Coloquei a roda nas costas, apoiei na garupa da FX e fui ao borracheiro (só tem uma coisa melhor que uma moto: duas motos!)

Chegando lá, pneu retirado e verificado que a banda estava extremamente suja, roda suja... O pneu nunca iria colar dessa maneira.

Malditos borracheiros porcos. Pneu e roda limpos, coloquei nas costas novamente, remontei na moto seguindo a ordem dos espaçadores e agora é só rodar!




Comments