Manutenção‎ > ‎

Softail: mal aterramento do pisca

postado em 29 de set de 2014 08:05 por Road Garage   [ 9 de nov de 2014 06:36 atualizado‎(s)‎ ]
Viagem para o Ushuaia se aproximando, comecei a acertar alguns detalhes da FX e deixá-la pronta para a estrada.

O pisca esquerdo estava com funcionamento alterado, piscava três vezes normalmente e depois dobrava a frequência do acendimento da lâmpada, piscando rapidamente.

Como sempre, partimos do mais simples até o mais complexo:

1) Uma das causas mais simples seria a lâmpada, então troquei as lâmpadas do lado esquerdo pelas do lado direito. O problema persistiu.

Daí seria um problema elétrico, e para começar a investigação, retirei a lanterna (onde fica localizada toda a fiação). Me deparei com muita sujeira/areia no soquete e na placa do circuito integrado que atende as luzes traseiras. Segunda tentativa de solução:

2)Desmontei a placa do circuito integrado e fiz uma limpeza com limpa contato:

(Limpando circuito integrado do pisca, lanterna traseira com limpa contato - Elétrica Harley Davidson)

Religuei os piscas e o problema persistia. Na verdade não sabia se era na dianteira ou na traseira. Para tirar a prova, troquei a ligação dos piscas, ligando o plug do lado direito no lado esquerdo e vice-versa. 

Fiz o acionamento do pisca esquerdo, que agora acionava o pisca do lado direito, e não ocorreu o problema. Pronto, exclui problema elétrico em todo o circuito desde o módulo de controle dos piscas (TSM) até a placa do circuito integrado. Agora o problema estava seccionado entre o plug do pisca e o soquete da lâmpada.

3) Coloquei o multímetro na chave de teste de continuidade, liguei a ponta de prova no positivo e a outra no aterramento (fio preto). Não deu continuidade com o terra, ou seja, circuito aberto. Verifiquei toda a fiação do terra embaixo do paralamas e estava íntegra.

Fiação íntegra, condenei o último integrante do sistema: o soquete.

4) Retirei o soquete do pisca, e aparentemente o terra estava bem crimpado. Não entendi porque não aterrava a lâmpada. Mas um olhar mais atento revelou o problema:


(Verificando soquete do pisca - mal aterramento da lâmpada do pisca - Elétrica Harley Davidson)

Existe uma "mola" que dá contato na lâmpada e a mesma já tinha cedido. Com uma chave de fenda, alarguei a mola e agora o contato com a lâmpada voltou a ocorrer, e o problema foi resolvido. Pisca ok!

Toda uma investigação para um problema tão ridículo.

E por essas e outras que a maioria das pessoas odeia elétrica mais que cerveja quente.

Comments