Blog‎ > ‎

Biópsia do filtro de óleo e primária

postado em 6 de abr de 2016 02:20 por Road Garage   [ 6 de abr de 2016 02:25 atualizado‎(s)‎ ]
Depois de sucessivas trocas de óleo para carrear a água, tirei definitivamente o filtro de óleo e troquei pela primeira vez por um filtro paralelo. Provisóriamente, pois o objetivo é rodar pouco com ele (menos de 500km) e já retornar o filtro original HD, que tem filtragem garantida de 5microns, enquantos os outros começam em 10microns.

Procedimento para retirar filtro de óleo: Softail: Troca do filtro de óleo

Vamos a biópsia, makita nele:


Já fiquei feliz pela cor do óleo que "sangrou". Tirei o "escalpo" com a esmerilhadeira e tive acesso ao elemento filtrante:


Aparentemente sem algo filtrado que possa ter danificado o motor, como limalha, pedra ou areia de menor granularidade. Acessando as outras camadas:


Uma de papel, outra de nilon e uma grade de metal, as camadas se mostravam íntegras, e boas, considerando a condição que o óleo se submeteu. E serviu para ratificar a ótima opção de filtro de óleo que venho usando na moto, o original HD premium 5microns.

Vez de abrir a primária, pela derby cover percebi que o nível de óleo estava normal, assim como a coloração negra, indicando troca pela km, e não por contaminação pela água:


Procedimento para troca do óleo da primária: Softail: Troca do óleo da primária e ajustes da Embreagem

Pelo visto a primária e totalmente vedada, e não tivemos contaminação nessa câmara.

Vamos drenar a transmissão...


Comments