Manutenção‎ > ‎

Touring: Troca do escapamento

postado em 26 de fev de 2013 03:29 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:51 atualizado‎(s)‎ ]
Se existe um modelo de Harley Davidson mais complicado de se fazer manutenção, são as Tourings. Da última vez que o Badá me ligou, foi para trocar o óleo. Algo simples, que fazemos toda hora para sportster, dynas e softail. Mas para a Road King é diferente, a bicha tem 1 litro de óleo de motor a mais, transbordando o recipiente e marcando o território na minha garagem. Isso tudo depois de procurarmos onde ficava o dreno.

Beleza, ela tem 2 TBI, tem 2 linhas de injeção de combustível... Alforges e plataformas... Alias, esses acessórios devem ser retirados para fazer qualquer coisa na moto, parecem posicionados apenas para atrapalhar. 

Dessa vez não foi diferente, precisávamos trocar o escapamento da "Ritinha" que vinha sofrendo sucessivas soldas a um bom tempo. Moto ano 2000, os canos já estavam bem enferrujados, quebrados, soldados, com perda de backpressure e muitos backfires.

Mãos a obra. Primeiro retirar os alforges:

(Retirando os alforges e os heat shield da Ritinha)

Depois comece a retirar os Heat Shields que dão o visual cromado aos canos do escapamento. Qualquer Harley tem um par deles. A RK tem 6 Heat Shields. Depois retirar as ponteiras.

Após esse exercício de paciência, você terá espaço para colocar a chave e retirar as porcas dos prisioneiros dos escapes que vão nos dois cilindros. 

(Prisioneiros dos escapes)

Mas calma, nem tudo é fácil na hora de liberar os prisioneiros. Alguns precisam de malabarismo e chaves especiais, já que ficam numa posição ingrata. Você vai precisar de chave de biela em L, chave de boca, e chave estriada curvada todas de meia polegada para tirar todas as 4 porcas dos prisioneiros. Para tirar o mais complicado, utilize uma chave estriada curvada:

(Chave estriada curvada de meia polegada para retirar o prisioneiro do escapamento traseiro)

Depois de liberar os canos da cabeça do cilindro, eles ficaram presos apenas por uma abraçadeira de metal que vai no suporte do escapamento:

(Abrindo a abraçadeira de metal)

Não é necessário retirar o suporte do escapamento. Apenas abra essa abraçadeira de metal (liga fraca) e retire o escapamento do suporte, soltando-o totalmente da moto, mas não da plataforma, que está ali para atrapalhar o seu trabalho. Retirar as plataformas:

(Retirando as plataformas da Road King)

Deve ser feito com muita atenção, pois a plataforma tem dois apoios, se um sair da posição, fica mais difícil o reencaixe. Depois de retirar a plataforma, desencaixe o escapamento da cabeça do cilindro dianteiro e traseiro, de forma sincronizada, retirando-o da moto.

Depois de quase 13 anos de uso, esses vão para o lixo:

(soldas, rachaduras, ferrugens, amassados)

Aproveite o momento da instalação do novo escape e avalie a troca de abraçadeiras, instalação de cone de torque, manta térmica, juntas do escapamento e etc. Compre todas essas peças antecipadamente e mantenha no seu estoque. Escapamento é performance! Se não estiver bem vedado, a moto fica fraca, sem torque e consome mais. Falaremos mais sobre essas peças em outra postagem.

Para instalar o novo escape, realize de forma inversa o procedimento acima.


Comments