Softail: Revisão dos 56.000km - TC96

Data de postagem: 27/08/2013 18:45:24

Ótimo momento para uma revisão geral, escoei todos os óleos: câmbio (parafuso do dreno entre os amortecedores traseiros), primária (dreno embaixo da tampa derby cover) e motor (dreno no frame, lado direito, perto da balança). Após verificar limalhas, decidi abrir as caixas e conferir a situação:

(Troca de óleo da primária e verificação da corrente da primária, embreagem, esticadores, bendix, cremalheira da Harley Davidson)

O aspecto geral de todo o conjunto era de uma moto nova. Verifiquei dente por dente e fiquei satisfeito com a aparência "zero km" das peças. Bendix e cremalheira ainda por um bom tempo:

(Verificação Bendix e cremalheira Harley Davidson FXST Softail)

Corrente e tensor em perfeito estado, ainda rodarão muitos e muitos kms:

(Esticador corrente da primária Harley Davidson FXST Softail)

Como esse esticador é por mola, não é necessário ajuste manual. Sendo assim, parti para o cambio. Com a mesma chave allen, retirei a tampa "six speed" e pela janela de inspeção com uma lanterna, verifiquei as engrenagens das marchas. Não achei necessário abrir a caixa. Mas aproveitando o serviço, retirei o cabo de embreagem, vou polir essas tampas. Para retirar ou trocar o cabo de embreagem da softail, você precisa de um alicate de bico de 7" para tirar o grampo que prende a roldana e as bilhas:

(Retirando tampa do cambio transmissão embreagem Harley Davidson FXST Softail e cabo de embreagem)

Restando apenas a tampa dos comandos, que lutou para não sair. Nada que uma pequena chave de fenda não resolvesse, com todo cuidado pra não danificar a junta. A Harley recomenda a troca sempre que aberta a tampa, mas isso é um exagero. Todas as juntas serão limpas e aproveitadas. O tensor da corrente dos comandos, que é um problema no motor anterior da Harley Davidson TC88, estava intacto:

(Esticador da corrente do comando Harley Davidson FXST Softail)

Como os Argentinos gostam de dizer: isso é máquina!