Manutenção‎ > ‎

Softail: Cabo do acelerador partido

postado em 11 de set de 2013 04:36 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:44 atualizado‎(s)‎ ]
Lá pelos 45kkm de vida meu cabo do retorno arrebentou. Menos mal, consegui voltar pra casa apenas com o cabo do acelerador e a boa vontade da mola de retorno da borboleta. Como meus cabos são longos aerokips por conta do seca-suvaco de 16", é difícil achar e caro trocar o conjunto. Sendo assim, fui numa loja de bicicleta e pedi um cabo de freio comum (R$2,00). Abri o manicoto do acelerador, tirei o cabo partido, passei o cabo de freio de bicicleta. Abri a trança do cabo de aço, e fiz uma emenda trança-a-trança com a extremidade do cabo arrebentado, que tem o perfeito encaixe na roldana da borboleta:

(Cabo de freio de bicicleta + "Safa-onça" improvisado substituindo cabo do acelerador e cabo do retorno arrebentado Harley Davidson Softail FXST)

Essa dica é muito importante para quem gosta de viajar. Se o seu cabo do acelerador arrebentar, isso pode te tirar da roubada.

Essa gambiarra "provisória" durou mais 35kkm, e duraria mais (visto que o cabo de freio de bicicleta é bem mais parrudo que o anterior). Era para trocar antes, mas na verdade esqueci que tinha feito isso. E de mais a mais, a pior coisa que tem é tirar o tanque de gasolina da softail. Quando os engenheiros da Harley pensaram na mangueira-link que interliga as duas extremidades do tanque de gasolina, com certeza estavam de porre de Jack Daniels. Mas enfim, aproveitando que a moto está parada, drenei o máximo de gasolina que consegui utilizando a teoria dos vasos comunicantes, abrir a mangueira-link, tomei uma gasosa na cara, e enfim consegui retirar o tanque de gasolina:

(Drenando e retirando tanque de gasolina Harley Davidson Softail FXST)

Com o tanque fora da moto, passei os novos cabos de acelerador e retorno pelo caminho correto:

(Cabo de acelerador e retorno para seca suvaco 16" Harley Davidson Softail FXST)

Sem esquecer da lubrificação:

(Lubrificando cabos de acelerador e retorno Harley Davidson Softail FXST)

Depois foi acertar a regulagem da folga e fechar o manicoto. Que durem mais bons milhares de quilômetros.


Comments