Customização‎ > ‎

Softail: Polindo as tampas de alumínio do motor

postado em 29 de ago de 2013 05:04 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:58 atualizado‎(s)‎ ]
Aproveitando o escoamento de todos os óleos, retirei as tampas encardidas do motor para um polimento. Encardidas é apelido, pois essas tampas vem de fábrica com uma tinta porosa na cor cinza, que retem toda a sujeira possível e inimaginável. Provavelmente obra do Willie G., aquele viadinho que inventava um monte de acessórios de caveirinhas e tampinhas cromadas. Deve existir um kit de tampas cromadas para o motor, com caveirinhas, que substitui essas encardidas.

(Tampas encardidas do motor Harley Davidson FXST Softail)

Como não nos rendemos aos coxas de bandanas, principalmente aos da fábrica, vamos ao trabalho: retirar a tinta original e polir o alumínio. Para retirar a tinta, você tem quatro opções: 

1- Aplicar o removedor de tintas e esperar 30 minutos, quando raspará a peça com uma espátula, removendo a tinta
2- Mini retífica com lixa copo fina
3- Lixar a peça com lixa dágua 150 e 280. Depois 400 e 600.
4- Jato de areia. Depois lixar a peça com lixa 400 e 600.

(Removedor de tinta + Lixa + Jato de areia)

Eu tentei um pouco dos quatro. Vamos ao fatos: Jato de areia é a última opção, apenas se a tinta não sair de jeito algum. Porque a peça ficará com vários poros, e será muito mais difícil lixar ao ponto de deixá-la lisa para receber o polimento. E o pior, sobra areia por todos os lados, e você terá que limpar muito bem antes de voltar a tampa para a moto, com risco da areia danificar/travar o motor. Lixar a peça é a opção tradicional, mas um trabalho demorado e de muita paciência. A melhor opção é sem dúvidas utilizar o removedor de tinta, e lixar o que resistiu em sair. Na verdade, ao invés de lixar é possível utilizar uma mini retífica com lixa copo bem fina, pulando as etapas de lixamento.

Depois de retirar a tinta, a peça ficará no alumínio, dai você passará a lixa copo, deixando o alumínio sem marcas, porém sem polimento e sem brilho. Depois uma lixa dágua fina 1200 ou 2000 para polir o alumínio. Depois de polido, você utilizará qualquer produto de polir alumínio para trazer o brilho a peça. Poderá usar um jeans velho ou um disco de polir com uma furadeira. Resultado:

(Como polir alumínio das tampas do motor Harley Davidson)

Como bom metal não ferroso, alumínio não enferruja, entretanto com o tempo tende a ficar com zinabre (espécie de camada branca). Um polimento periódico sempre é recomendando, ou passar um verniz eletrostático para manter o trabalho.

Comments