Manutenção‎ > ‎

Sportster: Retirando a roda traseira

postado em 20 de mai de 2013 05:36 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:47 atualizado‎(s)‎ ]
Relatei a retirada da roda dianteira da sportster afim de limpar a borda do pneu, sanando um vazamento de ar. Problema resolvido, culpa de quem? Borracheiro porco.

Mas... Nunca xingue um borracheiro:

(Furo no pneu commander II - Harley Davidson Sportster 883)

Por incrível que pareça, nunca fiquei tão feliz em levantar a porta da garagem e ver um parafuso no pneu. Só de não ter acontecido no meio de uma viagem, já me rendeu um sorriso... E mais: pneu da sportster não tem câmara, se não tivesse vazio, iria rodando para o borracheiro. Então bora tirar essa roda!

Com uma chave de fenda, retire o grampo de segurança do eixo. Com uma chave de boca ou soquete 1.1/8", retire a porca que prende o eixo traseiro:

(Chave soquete 1.1/8" - Retirando a porca do eixo traseiro - Sportster 883)

Ao retirar o grampo, a porca, e a arruela (lado esquerdo) passamos para o lado direito afim de retirar o eixo. É necessário tirar a ponteira traseira (aproveite o serviço para inverter o eixo, e da próxima retirá-lo pelo outro lado, sem remover a ponteira. Se não sabe remover a ponteira, procure no link "Manutenção")

A chave usada é a mesma, entretanto é necessário apoiar a moto, ou se tiver uma plataforma hidráulica, levantá-la, facilitando o serviço:

(Chave soquete 1.1/8" - Retirando eixo traseiro - Sportster 883)

Retire o eixo da moto em movimentos circulares. Nesse momento os espaçadores ficarão livres (o menor do lado esquerdo - pinça de freio - e o maior do lado direito - polia) retire-os, e com a roda livre, retire a correia da polia. Retire a roda. Ordene a porca, arruela, espaçadores e eixo, para montagem correta:

(Eixo roda traseira Sportster 883)

Levei a roda no borracheiro (sempre é bom andar com o "macarrão"), furo vedado, roda recolocada seguindo os passos na ordem inversa. Serviço feito:

("Macarrão" veda furo pneu sem camara)

Atente ao torque do eixo. Torque excessivo ou correia muito esticada, podem diminuir a vida útil dos rolamentos da roda, ou dos componentes relacionados.

Agora é rodar!


Comments