Manutenção‎ > ‎

Softail: Fechando as tampas e parafusos do motor

postado em 3 de set de 2013 13:43 por Road Garage   [ 28 de fev de 2014 05:43 atualizado‎(s)‎ ]
Depois do polimento, hora de devolver as tampas ao motor. Aqui a dica é retirar as juntas (que são de muito boa qualidade) e limpá-las, retirando todo óleo e sujeira. Limpar também as bordas do motor e da tampa onde a junta ficará. Esse serviço implicará em vazar ou não óleo pela junta no futuro:

(Limpando a junta da primária Harley Davidson Softail FXST)

A junta do derby cover (ver aqui Troca do óleo da primária e ajustes da Embreagem FXST TC96) é de borracha, e já foi reutilizada umas 5 vezes pelo menos. Ai vai mais uma dica, use torquímetro:

(Torquímetro com torque recomendado pelo manual de serviço)

O torque da HD é bem baixo (dito por quem gosta de tirar sangue dos parafusos) e o uso do torquímetro é ideal para fazer esse tipo de serviço "delicado". A junta agradece. 

Depois de falarmos bem das juntas, vamos falar mal dos parafusos:

(Parafuso originais X parafusos novos de aço inox)

Que merda é essa? Todos enferrujados e enzinabrados em uma moto 2008 que pouco vê maresia. Recomendo a troca de todos do motor por inox. Aproveite e troque os TORX por Allen. 

Após, continuar para as tampas do comando e da transmissão. Todas elas tem sequência correta de aperto. Os parafusos devem ser apertados de forma alternada em estrela, com numeração exposta no manual de serviço, para perfeito assentamento.

"Filipec, eu não tenho torquímetro, não tem bits allen, não tenho alicate de bico, não tenho parafusos inox, como eu faço?"

Pra resolver esse problema existe a loja de ferramentas, vai lá e compre. Lembre-se: uma revisão na concessionária custa pelo menos 1 salário mínimo, então desembolse metade disso e divirta-se com as novas ferramentas. A moto agradece.

Comments