Manutenção‎ > ‎

Sportster: Problemas no estator

postado em 12 de fev de 2014 10:47 por Road Garage   [ 15 de mai de 2014 07:13 atualizado‎(s)‎ ]
Uma coisa era óbvia, a bateria tinha morrido. Quando uma bateria apresenta carga abaixo de 11,5V, grande chance de condená-la. Fazendo a medição alguns dias após o evento Morte súbita, apresentou 9,04V, chegando a 4V algum tempo depois:

(Multimetro no positivo e no terra - Medindo tensão da bateria)

A bateria é o de menos, o que importa é fazer o teste do estator e verificar se a moto tem condições de receber uma bateria nova.

Primeiro teste: resistência das bobinas

Com a moto desligada, desconecta-se o plug que vem do estator para o regulador de voltagem. Multímetro na escala de Ohms, a resistência interna deve ficar entre 0,2 e 0,4 ohms. Mal sinal:

(Multimetro medindo a resistência das bobinas do estator)

Fail.

Segundo teste: condutividade para carcaça

Nas mesmas condições do teste anterior, uma ponta de prova vai para a carcaça, verificando se há condutividade entre o estator e o motor. Tem que apresentar circuito aberto:

(Multimetro medindo condutividade do estator para o motor)

Ok.

Terceiro teste: Voltagem entregue

Agora com a moto ligada, verificamos a voltagem alternada entregue pelo estator ao regulador de voltagem. Pode-se fazer uma chupeta, ligar a moto, e com o estator desconectado fazer a medição na escala correta do multímetro: voltagem alternada!

(Chupeta na sportster)

A saida deve permanecer entre 20V~ e 90V~, que dependerá da rotação do motor. Esse teste é o mais importante e prova se o estator ainda consegue realizar seu papel de suprir energia para todo o sistema. Infelizmente esse já era:

(Teste da tensão entregue pelo estator - Harley Davidson Sportster 883 Low)

Medição de 1,4~v.

Fail!

Pela resistência apresentada, provavelmente torrou alguma bobina. Vou ter que abrir a primária e realizar a troca.

O que faz um estator queimar? Desde um curto, sobrecarga no sistema elétrico (muitos acessórios ligados) e até mesmo tempo de vida. O esmalte de proteção das bobinas vai se deteriorando, fazendo entrar em curto e queimar. Todo o sistema fica sem input de energia e tem uma falha geral. Mas o detalhe é que uma bateria defeituosa também pode gerar sobrecarga no estator e queimá-lo. Essa bateria Route veio com a moto, uma marca que desconhecia até então. Por ter provocado uma morte súbida e ter diminuido a voltagem até 4V, entrou na lista negra:

(Trocando a bateria ytx14lbspara Sportster)

Resultado da brincadeira: bateria e estator novos.


Comments