Trip Norway‎ > ‎

Lavik - Ålesund

postado em 17 de abr de 2013 10:48 por Road Garage   [ 29 de abr de 2013 03:44 atualizado‎(s)‎ ]
Assim que chegamos em Lavik, aquele por do sol por trás do fiorde coberto de neve e o azul marinho brilhante do mar do norte nos convidaram a dormir por ali mesmo. Tem um hotel bem legal a 200 metros da saída da barca, não pensamos duas vezes. Acordamos e o visual da janela era esse:

(Lavik - Sogn og Fjordane - Noruega)

Esse fiorde chamado de Sognefjorden talvez seja o que o mar mais avança continente adentro. Os folhetos de turismo indicavam inúmeras atividades nesse fiorde, infelizmente estávamos de passagem. Precisaríamos de 1 semana em Lavik para curtir tudo o que o fiorde poderia nos proporcionar.

O café da manhã foi algo a parte. Aqui kaviar = manteiga, salmão = presunto, pão e pates de todos os tipos. Tirei a barriga da miséria! Depois veio a parte difícil, carregar a moto de barriga cheia. Ops, calmai, estou de carro, é só jogar as malas no porta-malas e tchau. Que coxa eu me transformei... rs

Decidimos sair da E39 e contornar um pedaço do fiorde pegando a rodovia 607:

(Rv607 - Sogn og Fjordane - Noruega)

Apenas alguns km até a parte interna do continente, onde aparecem algumas curvas perigosas:

(Rv57 - Sogn og Fjordane - Norway)

Túneis arrepiantes:

(Rv57 - Sogn og Fjordane - Norge)

Lagos espelhados:

(Rv57 - Sogn og Fjordane - Norway)

Rios congelantes:

(Rv57 - Sogn og Fjordane - Norway)

Ou seja, nada como pegar uma estrada secundária. A Rv57 termina na nossa conhecida E39, um pouco antes de um lago congelado na base de grandes montanhas cobertas de neve:

(E39 - Sogn og Fjordane - Norway)

Um visual inacreditável! É claro que dessa vez tive que saltar do carro, pular o guard rail e verificar a consistência da superfície congelada:

(E39 - Jølstravatnet - Sogn og Fjordane - Norway)

Incrível! O rolé já tinha valido a pena. Continuamos extasiados pela E39, com tantos cenários em mente, e de repente, mais um deles:

(E39  - Sogn og Fjordane - Noruega)

Dessa vez o lago não estava congelado, e sim servindo como um grande espelho, refletindo a magnífica obra da natureza. Como pausa para assimilarmos todas essas informações, apareceu uma barca, entre Lote-Anda:

(E39- Anda-Lote - Sogn og Fjordane - Norge)

Depois, para variar um pouco, voltamos a uma estrada secundária, dessa vez a Rv61 já em um novo condado: Møre og Romsdal:

(Rv61 - Møre og Romsdal - Noruega)

Entre tantos lagos, fiordes, estradas secundárias, barcas... Acabamos escolhendo uma via que não dava em lugar algum, o jeito foi voltar alguns km, e pegar a barca para a E39. Nessa hora o mapa e o GPS foram indispensáveis:

(Rv652 - Møre og Romsdal - Noruega)

Cansados, seguimos até Ålesund, onde iremos pernoitar:

(Ålesund - Møre og Romsdal - Noruega)

Amanhã, falaremos dessa cidade. Até.


Comments